A Nascar está lançando uma campanha para os torcedores fanáticos. Com o nome de “Nossa Nascar”, a organização pretende se aproximar desse público, que tem reclamado da decadência do esporte nos últimos anos. Esse declínio de popularidade, por sinal, pode ser medido pela queda nos índices de audiência da categoria e pela baixa vendagem de ingressos para as corridas. Uma pesquisa encomendada pela Nascar indica que os fãs mais fanáticos assistem menos às provas. Segundo Dick Glover, vice-presidente de mídia da categoria, a queda na audiência chega a 11% nos últimos anos e tem relação direta com a menor quantidade de pessoas assistindo as provas em seu início, na hora da largada. Uma outra pesquisa também revelou algumas insatisfações por parte dos fãs mais antigos. Segundo eles, a comercialização do esporte está sendo mal feita e faltam corridas no sudeste do país. Essas etapas foram deixadas de lado para favorecer ações de marketing em outras regiões, como em Los Angeles, cidade que recebe duas provas por temporada. “Foram muitas mudanças em pouco tempo e isso assusta vários segmentos de torcedores, principalmente os mais antigos e leais. Nossa campanha tem que ser forte e mostrar que estamos dispostos a recuperá-los”, afirmou Mike Bartelli, presidente da Millsport, agência de marketing parceira da Nascar. Durante a campanha, devem ser veiculadas propagandas no rádio, na internet e na televisão lembrando dos bons momentos de grande corridas. Tudo isso para mexer com a emoção dos torcedores antigos e atrair os novos. Não há expectativas de gastos para a veiculação dos anúncios, mas já se sabe que será criada uma ligação entre os torcedores e a Nascar. No site oficial, por exemplo, os fãs poderão elogiar e criticar as novidades no esporte. Com isso, os responsáveis pela campanha esperam ter um bom retorno e saber se estão no rumo certo. Além disso, mudanças internas vêm acontecendo. Uma reunião entre Brian France, que comanda alguns autódromos no país, com executivos dos times e diretores de transmissão revelou um novo comportamento da organização do esporte. Eles pretendem se espelhar em bons exemplos que já deram certos em outros modalidades. “Devemos olhar as atitudes passadas vencedoras e copiá-las. Todos nossos movimentos devem ser no sentido de ligar as pessoas ao esporte”, disse Jim Obermeyer, gerente de marketing da Nascar. O presidente da do circuito Texas Motor Speedway, Eddie Gossage, segue a mesma linha de pensamento e acredita que a Nascar deve desenvolver novas ações para estreitar a relação com os torcedores. Além disso, o executivo fez questão de elogiar o grande passo dado pela categoria ao procurar os responsáveis pelas pistas para colher opiniões. “Antigamente, ninguém vinha falar comigo. Sabíamos que estávamos todos juntos, mas não tínhamos esse sentimento de verdade. É animador perceber que o Brian France quer mudanças e veio falar comigo para conhecer novas opiniões”, explicou o presidente. Outro que elogiou a atitude da Nascar foi Chris Powell, gerente geral do Las Vegas Motor Speedway. Para ele, o envolvimento de todos pode facilitar no crescimento do esporte e na conseqüente retomada dos torcedores. “A Nascar está muito mais receptiva a novas idéias do que era antes e eu acho que isso é um ótimo sinal para todos os envolvidos. A comunicação está bem melhor. Temos que acertar pequenas coisas para chegar a um melhor relacionamento com o público, como a música que tocamos nos autódromos, que são itens que prometemos ter atenção redobrada”, completou Powell.
Nascar foca suas ações nos “fanáticos”
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