Nike faz “barulho” por camisa do Brasil

Sessenta e sete dias. Foi exatamente este período que separou o lançamento dos dois novos modelos de uniforme da seleção brasileira de futebol. Na manhã desta segunda-feira, em evento realizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Nike apresentou o traje azul do selecionado nacional, inspirado no design utilizado na Copa do Mundo de 1958. O frisson que a empresa tentou dar ao segundo uniforme brasileiro revela parte da nova estratégia da Nike no país. Há pouco mais de dois meses, no dia 15 de novembro passado, a multinacional havia apresentado a tradicional camisa amarela. Segundo João Chueiri, gerente de marketing da Nike, a lacuna entre as duas apresentações é parte de uma estratégia adotada pela empresa, que prioriza o lançamento do uniforme número 1 próximo a uma partida oficial da equipe, fazendo com que ela tenha sua estréia “dentro de campo”. “A Nike procura fazer o lançamento do uniforme titular próximo aos jogos oficiais. Quando apresentamos a camisa amarela, em novembro, o Brasil enfrentou o Uruguai logo em seguida, pelas Eliminatórias. Foi uma bela oportunidade de a lançarmos “em campo”. Já em relação ao uniforme reserva, o executivo diz que o traje tem uma história interessante e particular, que precisava ser contada separadamente, recebendo assim o destaque diferenciado. “Em 2008, comemoramos 50 anos da conquista na Suécia [29 de julho]. A camisa utilizada na final foi a azul, por isso ela tem uma import”ncia especial, já que esse é o primeiro título do Brasil em uma Copa do Mundo”. Para reforçar a presença da mídia ao evento, estiveram presentes ao coquetel de lançamento Djalma Santos e Zito, ambos atletas campeões em 1958. A participação desses personagens e a mística da camisa azul, segundo os próprios executivos da empresa, são ótimas formas de agregar valor ao novo produto.

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