A realização do Mundial de Futsal no Brasil vem movimentando as fabricantes de material esportivo, mas as limitações de atuação das marcas que não patrocinam o evento exigem criatividade das interessadas pelo esporte. Com uma nova política de investimento no setor, a Nike quer aproveitar o clima positivo em torno da competição para entrar de vez nesse mercado, apostando, ao contrário do que faz no futebol de campo, na base em vez dos ídolos. Atualmente, a marca, que possui contrato com Robinho e Ronaldinho, entre outros, nos gramados, é patrocinadora do pivô Lenísio, da seleção brasileira. Porém, o contrato entre a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e a Topper não permite que nenhum atleta use qualquer tipo de material de outra marca, o que impede qualquer ação da Nike no Mundial. Por isso a empresa resolveu adotar uma estratégia diferenciada. Os dois atrativos da fabricante norte-americana são o novo modelo de tênis, o Super Skill, que conta com tecnologia especializada para a disputa, e a Batalha das Quadras, torneio amador que pretende movimentar Rio de Janeiro e São Paulo em torno da Nike. ?O futsal é um mercado estratégico para a Nike e ela tem o objetivo de entrar de forma agressiva no mercado. E entendemos que a melhor forma é alavancar a modalidade que é jogada em quadras públicas, no dia-a-dia mesmo?, disse David Grinberg, gerente de comunicações da empresa. As ações em torno do evento começaram há alguns meses, quando a Nike tentou mapear as duas cidades para encontrar os locais mais frequentados pelos praticantes e futuros ?olheiros?. Esses novos contratados, por sua vez, foram jogar futsal nas quadras públicas para encontrar garotos talentosos que servirão de embaixadores da marca. Chamados pela Nike com antecedência, os jogadores ganharam um par do tênis Super Skill, calçado oficial da Batalha das Quadras, que podem, ou não, ser utilizados na competição. Além disso, os atletas também ganharam o direito de inscreverem suas equipes, com cinco a oito componentes cada, antes do início do prazo oficial. Os garotos ?normais?, de 16 a 21 anos, poderão garantir sua participação no torneio a partir da próxima quarta-feira, em sete unidades da Centauro espalhadas por Rio e São Paulo. A partir do dia 18 de outubro, as equipes disputarão uma fase eliminatória e irão até a grande final, em 23 de novembro, com um sistema de jogo diferenciado. Com o intuito de recriar o clima de disputa das ruas, a Nike estabeleceu que o tempo de jogo está ligado a atuação das equipes. Como acontece nas principais quadras das cidades, vence a partida a equipe que marcar dois gols antes de dez minutos, ou a que estiver à frente no placar ao fim do período. ?A idéia é trazer esse futsal da rua, que tem mais a ver com a nossa estratégia. Você pode inspirar o consumidor comum com o patrocínio ao grande ídolo ou ao próprio cidadão comum. Queremos que o participante pense que ele tem de ter um tênis como o amigo dele, que joga bem, tem?, disse Grinberg.
Nike inova em estratégia por futsal
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