Número 1 da ginástica ganha mercado

Até o primeiro semestre do ano passado, a americana Shawn Johnson era uma ginasta praticamente desconhecida em seu país. Integrante da equipe B dos Estados Unidos, a jovem de 16 anos foi escalada para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e de lá para cá se transformou em um fenômeno de marketing da modalidade. Eleita a melhor ginasta do mundo no início da semana, Johnson virou garota-propaganda de Coca-Cola, Adidas e Hy-Vee, rede de supermercados local. Na disputa promovida pelo Hall da Fama Internacional de Ginástica (IGHF), a atleta superou a brasileira Jade Barbosa, além da chinesa Cheng Fei, a americana Anastasia Liukin e a romena Steliana Nistor. ?Este sorriso é uma marca por si só?, afirmou o diretor de marketing da Adidas nos EUA, Cody Goldberg, durante a concorrida apresentação dos novos patrocinadores de Johnson à mídia internacional. Os valores dos contratos não foram divulgados. Segundo sua agente Sheryl Shade, a ginasta será um dos principais nomes esportivos no mercado publicitário neste ano. A Coca-Cola, que fará um evento exclusivo para lançar a parceria, pretende lançar Johnson em um comercial que contará com um jogador da NBA, cujo nome ainda não foi revelado. Já Donna Tweeten, da Hy-Vee, destacou que a rede negocia com fornecedores internos para que a atleta seja a responsável pela divulgação de seus produtos. “É um pouco maluco pensar que todos me queiram. Não sei por quê. Mas estou orgulhosa e honrada”, disse Johnson, que tem a agenda tomada por sessões de fotos, aparições em TV nos EUA e eventos beneficentes. Nascida no estado de Iowa, Shawn Johnson ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata no Pan do Rio. Meses depois, sagrou-se campeã do Mundial de Stuttgart nas categorias individual geral, solo e equipes. A próxima competição está marcada para o dia 1º de março, na American Cup, em Nova York.

Sair da versão mobile