Palmeiras terá concorrência de fornecedor

A diretoria do Palmeiras deve anunciar na próxima semana a realização de um processo de concorrência para a escolha do fornecedor de uniforme do clube a partir do próximo ano. A decisão foi tomada pelos dirigentes em decorrência da reviravolta no mercado de fornecimento esportivo ocorrida recentemente. Segundo a Máquina do Esporte apurou com fontes ligadas à diretoria palmeirense, foram dois os motivos que levaram à decisão de abrir concorrência. O primeiro foi a mudança no cenário de fornecimento de material esportivo no país desde a renovação entre São Paulo e Reebok por R$ 15 milhões ao ano e também após o acerto entre Flamengo e Olympikus por R$ 21 milhões anuais, conforme antecipado na última sexta-feira pela Máquina do Esporte. Outro fator preponderante foi a crescente insatisfação dos palmeirenses com a sua atual fornecedora, a multinacional alemã Adidas, segunda maior fabricante de material esportivo do mundo. O primeiro desgaste veio das constantes críticas recebidas por diretores de que não são encontrados nas lojas kits de uniformes de uma linha infantil do Palmeiras. Outra rusga que apareceu foi em relação à dificuldade de a Adidas ser ágil para atender a demanda de criação de camisas especiais, fora do estabelecido no contrato de fornecimento. Mas a gota d?água para a tomada de decisão palmeirense foi o interesse demonstrado pela fabricante em patrocinar o Flamengo, que se tornaria assim o carro-chefe dos patrocínios da empresa no país. A concorrência entre as empresas, segundo o Palmeiras, levará em conta, além do aspecto financeiro, critérios técnicos para a escolha do vencedor. Entre esses critérios está a condição de a empresa escolhida atender às necessidades do clube, especialmente no quesito agilidade de entrega de produto. Nesse sentido, a escolha deverá pender para empresas brasileiras, ou com a operação sendo controlada dentro do país. Pelo menos essa tem sido a tendência na negociação envolvendo clubes e fabricantes. A Reebok e a Olympikus, gerenciadas pela Vulcabras, conquistaram o mercado graças principalmente ao fato de a fábrica ser brasileira, produzindo com rapidez os produtos, sem precisar esperar a decisão da matriz. Curiosamente, com a Adidas o Palmeiras teve o seu melhor caso de sucesso no lançamento de um uniforme. No ano passado, a criação do terceiro uniforme, com a cor verde-limão, tornou-se um sucesso de marketing e vendas. A ação foi, inclusive, eleita pela Máquina do Esporte como o maior caso de sucesso do marketing esportivo brasileiro em 2007.

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