Pato trilha caminho de Kaká

A ascensão meteórica de Alexandre Pato não deve ser uma situação efêmera de início de carreira. Se depender do Milan, seu novo clube, o jovem atacante terá uma trajetória semelhante à do maior ídolo do time, o brasileiro Kaká. Contratado em agosto por US$ 20 milhões, o jogador é o novo xodó do departamento de marketing da equipe italiana. Na semana passada, durante a apresentação da Emirates Airlines como uma das parceiras comerciais do Milan, Pato representava o elenco ao lado de nomes consagrados como Dida, Ronaldo, além do próprio Kaká. No entanto, a foto da assinatura do acordo no site oficial do time tem o paranaense de Pato Branco como protagonista. De acordo com Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão de clubes de futebol, a comparação do novo reforço com o ex-são paulino não é exagero. Os dois jogadores têm em comum, além do manto rubro-negro italiano, a ida precoce para o exterior e alguns aspectos parecidos na personalidade. ?Esse é um modelo muito utilizado na Europa. Os clubes pegam um jovem atleta e exploram sua imagem de forma a transformá-lo em um ícone do time, a exemplo do que foi feito com Kaká?, afirma Somoggi. ?Assim como Kaká, o Pato tem boa formação e isso ajudará a elevá-lo à condição de um dos símbolos do Milan?, completa. Há, porém, uma diferença entre os dois. Kaká foi para a Itália, em uma negociação que envolveu 8,5 milhões de euros, quando estava em baixa com a torcida. Já o ídolo do Internacional, vendido antes de completar 18 anos, saiu com status de astro em uma transferência milionária. Revelado há menos de um ano pelos gaúchos, o jogador teve pouco tempo para mostrar seu talento dentro dos gramados. A escassez de partidas no currículo, contudo, não deve atrapalhar no desenvolvimento do seu perfil comercial. Segundo Somoggi, é tudo uma questão de lapidação. “Nem nós, brasileiros, sabemos exatamente o que ele pode render. Mas, exceção feita ao Beckham, todos os jogadores precisam ser trabalhados para se transformarem em potenciais exemplos de sucesso no mercado publicitário. E é isso que o Milan está fazendo?, destaca o especialista, que também é responsável pelo setor de novos negócios da Casual Auditores. A estréia do atacante na equipe italiana aconteceu há uma semana, em partida amistosa contra o Dínamo de Kiev, na Ucr”nia. O jogo terminou empatado em 2 a 2. Pato marcou o primeiro gol do Milan e saiu de campo aclamado. A euforia da imprensa local lembrou o entusiasmo dos jornalistas brasileiros após sua primeira partida pelo Colorado, quando o atacante foi o principal nome da goleada de 4 a 1 sobre o Palmeiras, em pleno Parque Antarctica.

Sair da versão mobile