A invasão de empresas multinacionais no mercado esportivo brasileiro transformou a Penalty em coadjuvante no futebol nacional nos últimos anos. Os recentes acordos firmados com Vitória e Paraná, porém, sinalizam para uma retomada de ação da marca na disputa por um lugar de destaque nos uniformes dos principais clubes do país. Para o gerente de marketing da Penalty, Sérgio Villa, o ícone da década de 90 entre as fornecedoras de material esportivo nunca se afastou intencionalmente do mercado. Pelo contrário, a marca sempre esteve focada na modalidade, mas não conseguiu levar adiante as negociações para se manter em evidência naquele período. “Na verdade, nós nunca deixamos de investir em futebol. Em algumas ocasiões, ficamos próximos de fechar com Flamengo e São Paulo, por exemplo, mas as negociações acabaram não privilegiando a Penalty”, afirma Villa, lembrando que a empresa é parceira do Fortaleza há dois anos. A forte concorrência é apontada por Villa como um dos fatores determinantes para as mudanças ocorridas nesse segmento nos últimos anos. O executivo considera muito difícil repetir a façanha alcançada pela marca nos anos 90, quando o painel de parceiros da empresa chegou a contar, simultaneamente, com 15 clubes. “O futebol está em constante crescimento. As recentes conquistas do Brasil em Copas do Mundo atraíram a atenção de outras empresas para o mercado nacional, grandes multinacionais estão focando suas ações no país. Essa concorrência dificultou nossa atuação, já que tornou a disputa pelas equipes mais acirrada e acabou inflacionando o mercado”, diz o executivo, que ainda aponta outra razão para a mudança de comportamento na hora de investir. “O futebol é uma grande vitrine, mas já foi mais rentável no passado. Hoje se mantém interessante pela venda de produtos paralelos que gera para a empresa”. Em 2007, a Penalty vai concentrar seus esforços na expansão da marca para fora do país e na consolidação do projeto de diversificar os investimentos em esportes coletivos. Para isso, conta com a visibilidade gerada pela presença do Paraná na Copa Libertadores e com uma nova campanha publicitária que será lançada dentro de duas semanas. “A Penalty vem ampliando sua atuação no mercado internacional e a participação do Paraná na Libertadores vem a somar com nossos esforços nesse sentido. Recentemente, lançamos um escritório em Buenos Aires, como parte do projeto de expansão da marca no exterior. Vamos lançar uma campanha publicitária inovadora nos próximos 15 dias, focada justamente na amplitude esportiva que caracteriza a empresa”, conclui. Atualmente, a Penalty é patrocinadora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), da Superliga de Vôlei, da seleção brasileira de handebol, além de manter acordo com várias equipes de futsal. A empresa ainda confecciona as bolas oficiais de 15 campeonatos regionais de futebol ao redor do país.
Penalty volta a ter evidência
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