Os Jogos Olímpicos de Pequim poderão fazer com que a indústria do marketing e da propaganda fique aquecida mesmo numa época de crise no mercado americano que deixa o mundo todo em sobreaviso. Segundo uma pesquisa feita pela agência McCann, o mercado de publicidade terá, no ano que vem, um crescimento de 5,5%. Parte dessa melhora é creditada aos Jogos, uma vez que as empresas têm encarado o evento em Pequim como uma oportunidade única para se aproximar e entender o funcionamento do maior mercado consumidor do mundo que é a China. Na China, a expectativa é de que o investimento em publicidade na mídia salte dos US$ 13 bilhões anuais de hoje para significativos US$ 22,5 bilhões até 2011, de acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria PricewaterhouseCoopers. Segundo analistas de mercado, a maciça propaganda feita pelo governo chinês sobre os Jogos tem levado a um engajamento do público que atrai as empresas para realizar campanhas relacionadas aos Jogos Olímpicos. Só para se ter uma idéia, apenas a passagem da tocha olímpica pelo mundo é patrocinada por quatro empresas, sendo entre elas as multinacionais Lenovo, Coca-Cola e Samsung. ?Os chineses estão muito orgulhosos de receber os Jogos. O orgulho nacional é expressado pela frase “Nós podemos fazer qualquer coisa”?, afirmou ao ?The New York Times? a diretora da agência Chndelier, Susan Towers. Com atuação em Hong Kong, Londres e Nova York, a companhia deve abrir escritórios em Pequim e Shanghai no ano que vem. No país anfitrião dos Jogos, a maior parte das campanhas vai girar em torno do orgulho chinês em receber o evento e, principalmente, em a partir dele ocupar um lugar importante no mundo. ?É muito mais do que o espírito esportivo. É a emergência da China, que ficará próxima aos Estados Unidos e assumirá um lugar que é uma espécie de centro de gravidade do mundo?, disse ao ?The New York Times? Tom Doctoroff, diretor-executivo do escritório da JWT na China. Segundo o executivo, os Jogos chineses têm tudo para se tornarem únicos na história das Olimpíadas. O motivo, segundo ele, é o comprometimento do povo com o evento. ?Nenhuma outra cidade tinha 100% de apoio do público com a realização dos Jogos como Pequim. Isso cria um ambiente favorável único, nunca antes visto. E quem fizer boas campanhas publicitárias nessa época dos Jogos terá muito sucesso?.
Pequim deve turbinar publicidade mundial
- Categories: Sem categoria
Conteúdo relacionado
Com brasileiros em alta, Real Madrid licencia produção de roupas infantis no país
por
Máquina do Esporte
2024-07-05
WNBA chega ao Canadá e terá franquia de expansão em Toronto, diz CBC Sports
por
Adalberto
2024-05-14
Clubes da Série A e B promovem ações em homenagem ao Dia das Mães
por
Gabriel Teixeira
2024-05-13
Atlético-MG e Betano fazem ação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
por
Adalberto
2024-05-13
Vedacit Vôlei Guarulhos terá empresa de apostas Vida Vegas como patrocinadora
por
Rodrigo Ferrari
2024-01-05