Pequim renova lojas e aposta no subúrbio

Os estabelecimentos comerciais de Pequim estão de cara nova. Por conta da realização dos Jogos Olímpicos na cidade, as lojas mais antigas – algumas com 350 anos de história – optaram por reformar suas instalações antes do início da competição, marcada para o dia 08 de agosto. A iniciativa dos comerciantes da capital chinesa visa melhorar a imagem dessas lojas e atrair os 600 mil turistas que são esperados em Pequim durante o evento. As autoridades locais estimam que 4,5 milhões de pessoas visitem a cidade ao longo de 2008. Famoso por servir pato laqueado desde 1864, o Quanjude aposta na internacionalização de sua marca com as Olimpíadas. A unidade mais antiga do restaurante, localizada ao sul da Praça da Paz Celestial, irá mudar os letreiros para informar ao público visitante a data da sua fundação, além de incluir informações em inglês em todo o local. O mesmo caminho é trilhado pela farmácia Tongretang, cuja filial mais antiga está em funcionamento desde 1669, e pela casa de chá Wuyuta, aberta em 1887. A casa de sedas Rufuxiang, que opera desde 1862, também aposta na remodelação de sua matriz para atrair os turistas. O fluxo de visitantes e a possibilidade de faturar alto neste ano motivaram ainda as reformas da galeria de arte Rongbaozhai, de 1672, e da cadeia de restaurantes Wangzhihe, de 1669. Todos preparam cartazes com letras douradas que mostrarão sua idade aos estrangeiros. Aproveitando a revitalização de suas lojas mais antigas, o governo de Pequim pretende incentivar o turismo em pontos do subúrbio da cidade. Desde a última quinta-feira, já estão à venda bilhetes com validade anual para 33 atrações localizadas nos arredores da capital. O valor dos ingressos é de 100 yuanes (cerca de R$ 25). Pessoas com mais de 60 anos pagarão apenas 60 yuanes (R$ 15). O analista Chen Jian, da Associação de Estudos da Pequim Olímpica, disse à agência “EFE” que o “boom” turístico gerado pelos Jogos deverá durar até 2018 na cidade.

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