Em 2004, os quatro principais clubes de São Paulo decidiram unir forças para alavancar os trabalhos de seus departamentos de marketing, principalmente os assuntos relacionados aos produtos licenciados. Três anos depois, a idéia dos paulistas, batizada de G4, parece ter naufragado, mas a iniciativa inspirou um movimento similar em Pernambuco, onde surge o G9. O novo grupo, porém, reúne apenas os clubes do interior do estado o que, na prática, significa todos os participantes do Campeonato Pernambucano, com exceção de Náutico, Sport e Santa Cruz. E o objetivo de Vera Cruz, Porto, Central, Sete de setembro, Ypiranga, Serrano, Salgueiro e Petrolina é justamente se aproximar do trio da capital. ?Essa idéia é uma coisa bem inusitada que nós fizemos no estado. Queríamos que os clubes do interior tivessem uma receita mais próxima ao dos três grandes e, por isso, o G9 foi criado?, explica Gustavo Aguiar, sócio-diretor da agência Megasports, responsável por intermediar os negócios do grupo. Com pouco mais de um mês de atividade, a iniciativa já começa a trazer resultados. No Campeonato Pernambucano do próximo ano, os nove clubes terão seus materiais esportivos fornecidos pela empresa Orangotango, com sede em Caruaru. A empresa Rota do Mar, especializada em surfwear, também irá estampar sua marca no ombro e no calção dos membros do G9. Os valores já conseguidos não foram divulgados, mas para ter sua marca na manga das camisas dos membros do G9 a empresa interessada deve pagar algo em torno de R$ 10 mil. O valor sobe para R$ 20 mil para ter exposição no peito dos uniformes. Após o pagamento da comissão à agência de marketing esportivo, o restante é dividido igualmente entre os nove clubes. Mesmo com os primeiros resultados aparecendo, o diretor da Megasports admite que a tarefa de aproximar os clubes do interior ao trio da capital, nesse início de trabalho, é extremamente complicada. ?Nossas metas são de médio e longo prazo. Nesse primeiro ano, por ser um projeto embrionário, talvez a gente não consiga os resultados que queremos. Mas acredito que a partir do segundo ano já vamos entrar mais forte para negociar com as empresas?, diz Aguiar. Para fortalecer os acordos, a Megasports usa como trunfo a entrega da exposição às empresas que apostam no projeto. O Campeonato Pernambucano é exibido pela Rede Globo e, de acordo com o diretor da agência, um clube do interior tem seu jogo transmitido a cada rodada. ?Nós teremos uma grande exposição, porque a Globo mostrará um jogo de cada uma das 22 rodadas. O jogo da TV é sempre entre um grande e uma equipe intermediária, nunca um clássico entre os times da capital. Com isso, os patrocinadores do G9 terão suas marcas expostas em todas as rodadas?, completa o sócio da Megasports.
Pernambucanos do interior criam G9
- Categories: Sem categoria
Conteúdo relacionado
Com brasileiros em alta, Real Madrid licencia produção de roupas infantis no país
por
Máquina do Esporte
2024-07-05
WNBA chega ao Canadá e terá franquia de expansão em Toronto, diz CBC Sports
por
Adalberto
2024-05-14
Clubes da Série A e B promovem ações em homenagem ao Dia das Mães
por
Gabriel Teixeira
2024-05-13
Atlético-MG e Betano fazem ação para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
por
Adalberto
2024-05-13
Vedacit Vôlei Guarulhos terá empresa de apostas Vida Vegas como patrocinadora
por
Rodrigo Ferrari
2024-01-05