Pernambucanos do interior criam G9

Em 2004, os quatro principais clubes de São Paulo decidiram unir forças para alavancar os trabalhos de seus departamentos de marketing, principalmente os assuntos relacionados aos produtos licenciados. Três anos depois, a idéia dos paulistas, batizada de G4, parece ter naufragado, mas a iniciativa inspirou um movimento similar em Pernambuco, onde surge o G9. O novo grupo, porém, reúne apenas os clubes do interior do estado o que, na prática, significa todos os participantes do Campeonato Pernambucano, com exceção de Náutico, Sport e Santa Cruz. E o objetivo de Vera Cruz, Porto, Central, Sete de setembro, Ypiranga, Serrano, Salgueiro e Petrolina é justamente se aproximar do trio da capital. ?Essa idéia é uma coisa bem inusitada que nós fizemos no estado. Queríamos que os clubes do interior tivessem uma receita mais próxima ao dos três grandes e, por isso, o G9 foi criado?, explica Gustavo Aguiar, sócio-diretor da agência Megasports, responsável por intermediar os negócios do grupo. Com pouco mais de um mês de atividade, a iniciativa já começa a trazer resultados. No Campeonato Pernambucano do próximo ano, os nove clubes terão seus materiais esportivos fornecidos pela empresa Orangotango, com sede em Caruaru. A empresa Rota do Mar, especializada em surfwear, também irá estampar sua marca no ombro e no calção dos membros do G9. Os valores já conseguidos não foram divulgados, mas para ter sua marca na manga das camisas dos membros do G9 a empresa interessada deve pagar algo em torno de R$ 10 mil. O valor sobe para R$ 20 mil para ter exposição no peito dos uniformes. Após o pagamento da comissão à agência de marketing esportivo, o restante é dividido igualmente entre os nove clubes. Mesmo com os primeiros resultados aparecendo, o diretor da Megasports admite que a tarefa de aproximar os clubes do interior ao trio da capital, nesse início de trabalho, é extremamente complicada. ?Nossas metas são de médio e longo prazo. Nesse primeiro ano, por ser um projeto embrionário, talvez a gente não consiga os resultados que queremos. Mas acredito que a partir do segundo ano já vamos entrar mais forte para negociar com as empresas?, diz Aguiar. Para fortalecer os acordos, a Megasports usa como trunfo a entrega da exposição às empresas que apostam no projeto. O Campeonato Pernambucano é exibido pela Rede Globo e, de acordo com o diretor da agência, um clube do interior tem seu jogo transmitido a cada rodada. ?Nós teremos uma grande exposição, porque a Globo mostrará um jogo de cada uma das 22 rodadas. O jogo da TV é sempre entre um grande e uma equipe intermediária, nunca um clássico entre os times da capital. Com isso, os patrocinadores do G9 terão suas marcas expostas em todas as rodadas?, completa o sócio da Megasports.

Sair da versão mobile