No instável mercado esportivo brasileiro, com mudanças constantes de competições e gestão pouco profissional, são raros os exemplos de parcerias duradouras de sucesso. Presente na Fórmula Truck desde o segundo semestre de 1996 (primeiro ano oficial da categoria), a Petrobras atesta estar dentro desse patamar com retorno de marca comprovado, resultado de uma preocupação com o crescimento do acordo em conjunto com a modalidade. Uma das três patrocinadoras-master do evento ao lado da Bridgestone e da Vipal, a Petrobras foi apontada por uma pesquisa como a marca mais lembrada na Fórmula Truck. A aferição, encomendada pela estatal à Ipsos, foi realizada durante a etapa da categoria em Goi”nia, em abril, com 533 pessoas. Além da avaliação das empresas, a pesquisa também comprova o sucesso da modalidade, já que a maioria dos entrevistados avalia bem a estrutura da prova e demonstra vontade de retornar. Parte integrante desse resultado positivo da Fórmula Truck, a Petrobras se preocupa com a evolução da categoria, e acredita que essa postura é fundamental para o retorno que tem do mercado. ?A Petrobras, por si só, já agrega aos demais patrocinadores confiabilidade. Ela vem, periodicamente, acompanhando a categoria em ações fora. No próprio evento ela faz pesquisas e as trabalha em reuniões com os organizadores. Ela vem de mãos dadas com a categoria tentando potencializar o que ela espera, que é a fidelidade dos clientes?, disse Cláudio Mello, gerente de patrocínios da Petrobras Distribuidora. A idéia parece óbvia, mas não é comum no Brasil. O sucesso de um patrocínio esportivo aumenta à medida que a categoria funciona bem. Dessa forma, a marca pode apoiar o crescimento de seu produto ajudando também no gerenciamento. ?Nossa preocupação não é só com a transmissão na TV, com exposição. A satisfação do convidado no evento é importante para nós. Se o convidado fica insatisfeito, significa que ele não vai voltar no ano seguinte. E isso não é interessante para a gente?, disse Mello. A presença de público nos locais de competição é tão grande que a Fórmula Truck é o segundo evento mais utilizado pela Petrobras para marketing de relacionamento, atrás apenas da Fórmula 1. Em cada prova, a estatal leva, em média, 350 convidados para a área vip e 1.500 para a arquibancada, dobrando esse número quando a corrida acontece em São Paulo, por exemplo. ?De 2005 para cá a gente construiu em comodato uma carreta que usamos para sala vip, palestras técnicas, recepção. A companhia vem, diariamente, vigiando a categoria, e a utilizamos como teste de alto rendimento. Desenvolvemos, por exemplo, um equipamento para baixar o volume de fumaça nos caminhões, e vamos testar uma etapa desse processo agora no segundo semestre?, concluiu.
Petrobras “cuida” e tem retorno na Truck
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