Carente de expoentes desde a saída de Alexandre Barros, o mercado de motociclismo está de olho em Eric Granado, melhor brasileiro em competições internacionais. A sucessão não seria nada de outro mundo, se não fosse o fato de que Granado tem apenas 12 anos de idade. O segredo do sucesso do piloto-mirim, que já conta com três patrocinadores e nove apoios, é a preparação intensa, tanto física quanto mentalmente, para a rotina de treinos, competições e até entrevistas. ?Eu tenho a minha empresa e, se eu fosse patrocinar alguém, ia querer que ele falasse bem, se vestisse direitinho, fosse disciplinado e tivesse bons resultados. Por isso treinamos o Eric. Estamos lapidando um diamante bruto para trazer mais valor?, disse Marco Gramado, pai e empresário do atleta. Parceiro de marcas como a transportadora de cargas Mammoet IRGA, e os bancos Rural e Bancaja, da Espanha, Eric fechou, na última semana, com a Oakley. Apoio neste fim de temporada, a fabricante é vista pelo staff do piloto como possível patrocinadora em 2009. Além dessas empresas, CNA, Luna Aerografia, Rio Racing, Alex Barros Shop, Feltrin Motorsport, Centro Paulista de Natação (CPN), Metrakit e Bannypel também estão ao lado de Eric. A ausência de nomes no mercado e o retorno de mídia são fatores fundamentais nesse sucesso, que já livrou a família de custos para bancar a carreira do menino. ?A gente foi preparando o Eric, e, com isso, num cenário de poucos pilotos ele atrai a atenção da mídia. Uma vez que ele sabe falar bem, e nós nos preocupamos em exibir os patrocinadores para dar retorno às marcas, elas procuram a gente?, disse Marco Granado. O interesse está, inevitavelmente, ligado ao sucesso nas pistas. Primeiro colocado no Cuna de Campeones Bancaja, um dos torneios mais importantes da Espanha, Eric projeta a MotoGP em dois anos, quando atingir os 15 anos, a idade mínima para a principal disputa do esporte. Até lá, a equipe de Granado tem a missão de aumentar ainda mais o rol de empresas associadas ao garoto. A previsão de Marco é que 2010 seja o ano mais crítico, com necessidade de investimento pesado para a entrada na MotoGP. ?Nós queremos trazer algum patrocinador que nos apóie mais a longo prazo, que entre no Mundial com a gente. Para o ano que vem ainda temos um espaço vago, e estamos buscando investidores?, concluiu. A preocupação com o marketing esportivo é tão grande que o tema ganhou uma seção especial no site do piloto, que explica o que cada grau de investimento trará de exposição. Para garantir a legalidade dos negócios, Marco criou uma empresa para negociar os contratos, que não poderiam ser tratados diretamente com Eric, já que a legislação brasileira não permite profissionais menores de 16 anos.
Piloto-mirim vira febre nas motos
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