POA puxa fila dos “estruturados”

Concentrando mais de 91% dos R$ 38,5 bilhões dos investimentos previstos no ?Copa 2014 ? Plano de Mobilidade Urbana?, São Paulo e Rio de Janeiro são as cidades mais carentes de construções em seu transporte. Em contrapartida, Porto Alegre aparece como a capital que possui o melhor sistema, apesar da previsão de gastos de R$ 1,2 bilhão, segundo avaliação da ministra do Turismo, Marta Suplicy. ?De todas as cidades que investiremos, Porto Alegre é a que tem melhores condições no transporte. Por isso, precisaremos construir apenas uma pequena parte da linha de trem?, afirma Marta. Apesar de o projeto para a capital gaúcha prever a construção de pouco menos de dez quilômetros de trem metropolitano, Porto Alegre deve ganhar 82,2 novos quilômetros de corredores de ônibus, além de 1,2 km de aeromóvel, essa última obra classificada como ?modernização? pela ministra. Em Brasília, o foco dos investimentos será na construção de 5,8 km de metrô, obra orçada em R$ 710 milhões. Já em Belo Horizonte, a previsão é de gastos na ordem de R$ 211 milhões para a construção de 5,5 km de corredores de ônibus. No Nordeste, as cidades pernambucanas de Recife e Olinda receberão R$ 198 milhões para a construção de 15 km de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Natal, por sua vez, terá novos 43,2 km desse transporte, além de 3,5 km de metrô, com obras estimadas em R$ 167 mi. Por último, Macéio priorizará o trem metropolitano, com novos 36 km, por R$ 141,3 milhões, enquanto Fortaleza precisará de investimentos para a construção de 45 quilômetros de corredores de ônibus ? obra orçada em R$ 189 mi. (TC)

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