Com 11 patrocinadores oficiais, um número incontável de empresas fazendo marketing de emboscada e toda a atenção da mídia, os Jogos Olímpicos de Pequim já são um enorme sucesso em termos de finanças. O crescimento do mercado, porém, não condiz com a vontade do público, ou pelo menos de parte dele. Na última segunda-feira, a empresa de pesquisas Sport + Market revelou que o interesse na maior competição esportiva do mundo sofreu queda significativa em vários pontos do globo, em especial na Europa. A aferição contrapôs o novo resultado aos números colhidos em 2004, na ocasião dos Jogos de Atenas. O resultado mais desanimador é o da Espanha, que tem apenas 40% de sua população se dizendo ?interessada? ou ?muito interessada? nos Jogos. Foram 59% há quatro anos, representando a maior queda entre os países estudados. Em números absolutos, a região que dispensa menos atenção às competições em Pequim é o Reino Unido, com apenas 36% dos entrevistados atentos às provas, contra 52% em 2004. Há de se considerar, porém, a influência dos Jogos de Londres em 2012 no resultado. Com a cabeça na organização da próxima edição, os ingleses acabaram deixando a China de lado, com mais de 60% dos entrevistados respondendo que se preocupam com a organização do evento que acontecerá em quatro anos. Além das duas nações citadas, as pesquisas em Alemanha, França e Japão também foram desanimadoras, com queda de dez pontos percentuais. Itália, Rússia, Estados Unidos e a própria China sofreram oscilações entre dois e seis pontos para baixo, mas nada tão preocupante. ?Os eventos no Tibete neste ano e os protestos durante a passagem da tocha olímpica foram uma campanha negativa mundial para os Jogos. As manchetes sobre o assunto apareceram sem parar pelo mundo, e criaram uma má impressão em torno do COI. Eles tem de rever se esse tipo de publicidade é desejável?, disse Hartmut Zastrow, diretor-executivo da Sort + Market. Curiosamente, a ?propaganda positiva? vive um momento inédito. Segundo a agência ?Reuters?, a expectativa é que o mercado global de marketing cresça 19% em relação ao último ano. Desse montante, cerca de US$ 8,5 bilhões de dólares tem origem direta nas Olimpíadas.
Recorde financeiro, Jogos perdem apelo
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