Rei da Praia faz perfil de fãs com ESPM

No ano em que comemora uma década de existência do Rei da Praia, os organizadores do evento pretendem estudar o público que acompanha o vôlei de praia no Brasil. A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), patrocinadora da competição, fará uma pesquisa do perfil dos espectadores que acompanham os jogos nas arenas, para que as empresas possam explorar melhor comercialmente as futuras edições. “Eles [ESPM] vão estar com propriedades de visibilidade nas arenas e vão fazer um perfil de público e de patrocinadores. Vão utilizar alunos deles para coleta de dados, tanto nas arquibancadas quanto na área VIP. A gente consegue, com a pesquisa, tomar algumas decisões comerciais no futuro e também passá-las para os patrocinadores”, disse Luiz Paulo Moura, da Intersport, agência de marketing esportivo que cuida do Rei da Praia. O público presente às arenas será questionado quanto à competição, à publicidade que é feita sobre a mesma e também a respeito das marcas lembradas na saída das partidas. A iniciativa é, segundo Moura, pioneira na modalidade. “A escola está com um centro de estudos de esporte. Tem um envolvimento com esse meio, quer se posicionar de forma pioneira. Eu estou envolvido nisso há 15 anos e nunca ouvi falar de uma instituição de ensino com esse tipo de envolvimento extra”, avaliou. Para garantir a presença de público, o Rei da Praia conta com o apoio de outra empresa. Por meio do Metrô Rio, que também patrocina o evento, a organização espera aumentar a frequência nas arenas. A competição terá publicidade em vagões e estações da cidade, e o torcedor que chegar à partida com bilhete do metrô ganhará brindes. As duas marcas, porém, são apenas parte da lista de patrocinadores do Rei da Praia, que vende cotas padrões mínimas por R$ 300 mil. Além delas, Matte Leão, Crocs, Fiat, Club Social, CHL Construtora e Vivo estão no evento, sendo que a última dará nome às competições Rei e Rainha da Praia, ficando fora do desafio com os campeões norte-americanos. Com isso, a organização espera manter o crescimento de arrecadação que o torneio vem tendo nos últimos anos. Em 2007, o lucro foi de R$ 2,2 milhões.

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