Santander projeta futuro no futebol

O Banco Santander encerra o seu primeiro ano como patrocinador oficial da Copa Libertadores em festa. Depois de dispensar uma verba de R$ 18,2 milhões por ano para ligar sua marca à competição, o banco espanhol foi mais longe. Para ativar o negócio e estreitar a relação com o público sul-americano, gastou mais US$ 15 mi (R$ 24 mi) só com ações de marketing. As cifras elevadas têm motivo. O reconhecimento e exposição de marca proporcionados por uma audiência total de mais de 1,3 bilhão de pessoas em cerca de 16 mil horas de transmissões televisivas estão sendo comemorados. A empresa já contabiliza 27% de torcedores na América Latina citando espontaneamente o nome ?Santander Libertadores?. O diretor-geral de Comunicação Juan Manuel Cendoya afirma que as metas da parceria com a Conmebol são realmente ambiciosas. ?Queremos fazer com que a Libertadores seja a melhor competição de futebol interclubes do mundo, a exemplo da Champions League?, disse o executivo. Como parte da estratégia do Santander para fortalecer a marca no mercado sul-americano, será realizada uma eleição do melhor jogador da competição. Por meio de votação por SMS e internet, o público poderá eleger seus preferidos. No entanto, o prêmio de US$ 30 mil para o vencedor e US$ 30 mil para a ONG escolhida pelo atleta, será concedido por votos de jornalistas convocados pelo banco. O troféu de MVP (Most Valuable Player) ou Melhor Jogador da Libertadores foi elaborado pelo renomado artista brasileiro Romero Britto, e a premiação será realizada em dezembro, na data do sorteio dos grupos da edição 2009 da Copa. Cendoya também destacou o modo como o banco utilizou o primeiro ano de patrocínio. Pelé foi escolhido como protagonista de diversas campanhas publicitárias no continente, e como parte das ações de relacionamento cerca de oito mil convidados foram aos jogos das equipes locais. O contrato de patrocínio tem duração de cinco anos e o Santander pretende elevar o nível da Copa Libertadores cada vez mais por meio da experiência adquirida em competições como Fórmula 1 e Copa da Uefa. O caminho para tanto, segundo o presidente do Santander Brasil, José Paiva Ferreira, estaria traçado. Foram feitas 6.500 inserções publicitárias no rádio e 140 em veículos escritos, e cerca de 5 mil funcionários e clientes convidados para ir aos estádios. ?O Santander verdadeiramente entrou em campo. Em 2009 vamos trazer a paixão do futebol cada vez mais para os negócios?, disse Ferreira. ?Estamos muito satisfeitos com o patrocínio e com a projeção que a nossa marca atingiu neste primeiro ano de parceria com a Conmebol na Copa Santander Libertadores?, analisa Cendoya.

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