Santos dobra prazo e valor de patrocínio

Santos e Semp Toshiba assinaram no início da tarde desta quarta-feira a renovação por mais dois anos do contrato de patrocínio para o uniforme do time de futebol do clube santista. O acordo, antecipado na última segunda-feira pela Máquina do Esporte, foi assinado pelos presidentes Marcelo Teixeira, do Santos, e Afonso Hennel, da multinacional. O novo vínculo foi renovado pelo valor de R$ 10 milhões anuais, segundo a Máquina do Esporte apurou. Além do patrocínio ao clube, ficou acertada também a instalação de um novo placar para a Vila Belmiro, que terá um telão nos moldes dos utilizados nos estádios da Copa do Mundo da Alemanha. Com o acerto, o Santos conseguiu praticamente dobrar o valor investido pela Toshiba desde março deste ano, quando fechou um contrato de experiência por R$ 5,5 milhões até o final de dezembro. Oficialmente, clube e empresa não falam em valores ligados ao novo patrocínio, mas ambos afirmam que novas ações deverão ser desenvolvidas. “Nós já temos um projeto que é o novo telão, que já está sendo importado pela Semp Toshiba. Ainda temos outros projetos que estão sendo estudados e que serão feitos conforme as prioridades do Santos Futebol Clube, sempre priorizando a área de patrimônio, de modernização dos equipamentos do clube. De acordo com a programação que está sendo feita pelo departamento de patrimônio, vamos levar os projetos para a Semp Toshiba”, afirmou Marcelo Teixeira, mandatário santista. Segundo Afonso Hennel, a decisão pela manutenção do patrocínio teve relação também com o fato de o Santos ser um time até certo ponto neutro no relacionamento com torcedores de outros clubes. “Sendo o futebol um esporte de massa, ele atinge a todos, sem distinção. O objetivo da companhia ao se aproximar e criar um vínculo com um esporte de massa é sem dúvida conseguir também divulgar a sua imagem, é a associar sua imagem com um time forte e um clube representativo como é o Santos. Outra questão relevante é que o futebol desperta paixões, às vezes exagerada. O Santos é o único clube que não tem isso. As pessoas, em qualquer lugar que se vá, admiram o clube, não ficam tristes de perder para ele”, disse. A empresa, porém, não descarta investir localmente em outros clubes de futebol. Segundo Hennel, a bandeira nacional da companhia será o Santos, enquanto o patrocínio a outros clubes serviria para alguma estratégia pontual de marketing. “A gente pode até abordar de alguma maneira pontual algum clube, para um relacionamento com alguma comunidade. Evidente que não pretendemos dar um tiro no pé. Nosso objetivo é não criar nenhuma dificuldade com o objetivo maior que temos, que é prestigiar o Santos”. O contrato tem duração até o final de 2009. Segundo o presidente da companhia, ele se resume ao patrocínio na camisa do clube, sem qualquer ingerência sobre a gestão do clube, como acontece, por exemplo, no Fluminense. “Nós sabemos fazer televisores, produtos de áudio, computadores. Mas não sabemos nada sobre gerenciamento de time de futebol. Isso é algo que definitivamente não é a nossa praia”, disse Hennel.

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