O Santos foi um dos vencedores do prêmio Marketing Best, um dos mais renomados da categoria, pelo seu projeto ?Baleinha e Baleião?, de relançamento das mascotes santistas. O clube paulista conseguiu o prêmio ao mostrar como o desenvolvimento das mascotes ajudou no processo de rejuvenescimento da torcida. ?Essa conquista mostra ao mercado que exploramos de forma eficiente nossa marca, uma das mais fortes do mundo no segmento esportivo. Com a chancela do Marketing Best, o interesse das empresas e parceiros nas mascotes do clube deve aumentar. Conseqüentemente nossa imagem corporativa ganhará ainda mais credibilidade e criaremos novas fontes de receitas?, comemora o presidente Marcelo Teixeira. As mascotes santistas foram criadas em agosto de 2006, num projeto que procurou rejuvenescer a imagem até mesmo da Baleia Orca, símbolo do clube. Com o jejum de quase 20 anos sem títulos, o Santos vivia, no início da década, uma crise de identificação com o público jovem. Sempre ligado à imagem de Pelé, o clube tinha uma imagem nostálgica, antiga. Com o surgimento da geração de Robinho e Diego, o Santos voltou às conquistas e, também, a atrair a atenção do torcedor jovem. O seu novo ídolo, porém, ficou apenas três anos na Vila Belmiro, reduzindo o potencial de angariar novos torcedores. ?Depois de o Robinho ter ido embora, percebemos que precisávamos criar um ídolo que nunca fosse deixar o clube. E eles passaram a ser as mascotes?, conta Alex Fernandes, gerente de marketing do Santos. Com o desenho das novas mascotes definido, o Santos passou a usá-las em campanhas de divulgação de seus projetos de escolas de futebol, do Memorial de Conquistas e de venda de títulos para sócios. Ao mesmo tempo, o clube aumentou o leque de produtos licenciados, conquistando parceiros comerciais fortes, como o Burger King. Isso aumentou o faturamento do clube substancialmente. Em 2005, o Santos arrecadava pouco mais de R$ 100 mil em artigos licenciados. No primeiro semestre do ano seguinte, a receita saltou para R$ 165 mil. Com a criação das mascotes, a receita pulou, já no segundo semestre, para mais de R$ 550 mil. Nos primeiros oito meses deste ano, já está em R$ 422 mil. ?Temos 15 produtos novos no mercado por conta das baleias?, afirma Alex Fernandes. Ao mesmo tempo, as mascotes ajudaram a angariar novos torcedores para a rede de escolas de futebol franqueadas do clube. Usando os bonecos como garotos-propaganda do projeto, o Santos conseguiu, em um ano, mais de 1.500 novos alunos para os ?Meninos da Vila?, como é chamada a rede. A conquista do Marketing Best representa o segundo prêmio corporativo do Santos neste ano. Em julho o clube já havia conquistado o prêmio Mário Henrique Simonsen, dado pela Fundação Nacional de Apoio Gerencial (FUNAGER), pela Associação Comercial do Rio de Janeiro e pelo Rotary Clube. Na ocasião, o clube foi premiado como uma das seis instituições mais responsáveis socialmente do Brasil. A premiação foi dada após análise do balanço social publicado pelo clube.
Santos ganha prêmio por baleias
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