O surfe é atualmente um esporte responsável por movimentar uma boa quantia financeira no mercado brasileiro. Mais do que pranchas e viagens atrás das melhores ondas, o surfe virou um estilo de vida. Tanto que, atualmente, o esporte influencia o comportamento na sociedade. Prova disso é a realização, pela segunda vez, de um festival com o objetivo de expressar a cultura surfista e sua ingerência na sociedade. Denominado de “Festiv?Alma 2008″, o encontro do surfe será realizado na cidade de São Paulo entre os próximos dias 9 e 12 de julho. O evento vai expor a arte, o cinema, a música e principalmente os negócios do esporte, que segundo seus organizadores movimentam cerca de US$ 3 bilhões (R$ 4,7 bilhões) no Brasil e aproximadamente US$ 40 bilhões (R$ 63,4 bilhões) no mundo. Negócios que atraem cada vez mais os patrocinadores. No Festiv”Alma, diversas empresas estão envolvidas. O principal patrocinador é a Volkswagen, e os demais são a agência de publicidade AlmapBBDO, a cerveja Nova Schin, o Morumbi Shopping e a Vidraçaria Anchieta. ?Temos o apoio de algumas parceiras e esperamos conseguir atrair pelo menos 20 mil pessoas, uma média superior à do ano passado?, afirmou Romeu Andreatta, idealizador do evento. Em 2007, o festival contou com a participação de 70 mil pessoas em São Paulo, porém a duração foi de 21 dias. Recebendo, assim, uma média de 3 mil pessoas por dia. Agora, a expectativa é de 5 mil visitantes diários. ?Devemos passar com o evento pelas cidades de Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro, e estamos acertando uma possível ida para o exterior. Provavelmente Barcelona será o local?, completou Andreatta. Porém, nesses outros locais a única patrocinadora do evento que permanece fixa é a Volkswagem. As demais negociariam um novo acordo e parceiros regionais também entrariam como apoiadores. Durante o Festiv”Alma 2008, algumas marcas como Arnette, Billabong, DVS, Element e Oakley e serão expostas. O evento musical contará com a participação do músico Henry Kapono e da banda The Hey Ho”s. Já na parte artística, o festival terá obras de Keiko Beatir, Dana Brown, entre outros. A realização do festival fará também com que São Paulo se transforme na capital do cinema do surfe mundial. No evento ocorrerão as pré-estréias de filmes mundiais como High Water, Bustin” Down the Door e Mundaka, entre outros. Confira um vídeo de divulgação do evento no blog da Máquina do Esporte
Surfe movimenta R$ 5 bi no país
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