Às vésperas de disputar os dois principais jogos de sua história, o Fluminense começa a planejar suas estratégias de marketing para o confronto contra a Liga Deportiva Universitária (LDU), de Quito, na final da Copa Santander Libertadores da América. A classificação inédita para a decisão do torneio continental abriu caminho para a criatividade dos departamentos de marketing do clube e da Unimed, sua principal patrocinadora. As ações, no entanto, ainda estão guardadas a sete chaves por executivos e dirigentes. ?Vivemos um momento muito positivo. Vamos fazer muita coisa em todas as variáveis: preço, produto, promoções, relacionamento com a torcida, pontos-de-venda, tudo o que for possível. Mas o planejamento só será definido no final desta semana?, afirma Marcelo Giannubilo, superintendente de marketing e desenvolvimento da Unimed-Rio e diretor de marketing esportivo do Fluminense. Patrocinadora do clube há 10 anos, a empresa de planos de saúde está muito satisfeita com os resultados obtidos com a parceria. Após o título da Copa do Brasil, em 2007, o retorno de investimento foi calculado pela Informídia Pesquisas Esportivas (IPE) em 35 para cada dólar injetado pela Unimed. A projeção para a possível conquista da Libertadores é de 50 para 1. ?Ainda não dá para mensurar tudo o que nós acumulamos neste ano. Só posso dizer que, do ponto de vista de imagem, está brilhante. Há uma enxurrada de camisas nas ruas do Rio de Janeiro e temos um ótimo retorno de mídia espont”nea. O Fluminense está na moda?, brinca o executivo. Nessa fase de criação, o tempo se tornou um dos grandes aliados do marketing do clube. Ainda faltam mais de duas semanas para a primeira partida da final, que será disputada no Equador. A volta está marcada para o dia 2 de julho, no Maracanã. ?Essa pausa foi fundamental para nós. Sempre fazemos tudo de forma organizada. O marketing não pode prevalecer perante a técnica. Não adiantaria muita coisa ter várias ações prontas se o time não correspondesse dentro de campo. É preciso aliar desempenho a essas iniciativas. E foi o que fizemos?, diz Giannubilo. Repetindo a fórmula usada durante o ?mata-mata? da Libertadores, os jogadores do Fluminense devem continuar protagonizando as campanhas pontuais da Unimed. Washington, Conca e até o técnico Renato Gaúcho já fizeram alguns anúncios.
Unimed e Flu definem ações para decisão
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