Viral apenas “engatinha” no futebol

Conhecido pelo famoso vídeo da Nike em que o jogador Ronaldinho Gaúcho chuta a bola quatro vezes seguida no travessão, o marketing viral apenas ?engatinha? entre os clubes de futebol, apesar do esporte ser uma das maiores procuras pelos internautas. ?Esse tipo de marketing é uma tendência. No Brasil os diretores de futebol são muito conservadores e, por isso, o viral vai demorar, mas vai chegar?, disse Amir Somoggi, consultor e professor de marketing e gestão no esporte. Somoggi ainda afirmou que os times utilizam mais o marketing viral institucional, ou seja, com informações do clube ou dos patrocinadores em sites ou em áreas restritas para torcedores associados. E assim não aproveitam as ?notícias privilegiadas que possuem para faturar em cima disso?. Na Europa, as ações de marketing são voltadas para o institucional também. O exemplo é o time do Porto, tricampeão português. O clube anuncia as contratações para a temporada antecipadamente em seu portal, fazendo com que o número de acessos suba consideravelmente. Como um dos times brasileiros que mais investem em campanhas de propaganda, o Internacional já possui seu marketing viral ao estilo europeu. Com 72 mil sócios, o Colorado espera, com auxílio da iniciativa, chegar a 100 mil até o final do ano. ?O site do Inter sempre tem, em primeira mão, depoimentos de jogadores e do treinador. Além disso, o sócio-torcedor pode ganhar brindes, viagens, descontos, camisa e conversas com o presidente caso consiga, por meio de boca-a-boca, a inscrição de um novo torcedor?, declarou Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Internacional. O São Paulo, que tem como grande fonte de receita garantida por meio de ações marketing, pensa em focar seus projetos também para o viral, mas não para agora. ?O grande problema é que esse tipo de marketing envolve vários fatores, como o direito de imagem?, afirmou Júlio César Casares, diretor de marketing do clube. Uma estratégia mais voltada para o marketing viral foi feita pelo Coritiba. Em comemoração ao título e ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, a direção fez um DVD com cenas da campanha. E, para a divulgação, a equipe de propaganda do clube enviou teasers com partes do filme. ?Estamos começando a usar a Internet como base do nosso trabalho agora?, disse o diretor de marketing do time paranaense, Eduardo Jaime.

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