Pular para o conteúdo

Marcas aproveitam SP Open 2025 como oportunidade para fortalecer presença no tênis

Torneio se posiciona como nova possibilidade de conexão com modalidade e seus fãs

SP Open 2025 é disputado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP) - Divulgação / Fotojump

O SP Open 2025 está sendo realizado no Parque Villa-Lobos e, até domingo (24), . Além de reunir o evento, que marca o retorno de um torneio WTA 250 à capital paulista, oferece uma oportunidade para marcas reforçarem a presença no tênis.

O torneio, que marca o retorno das competições WTA 250 à capital paulista depois de 25 anos, reuniu mais de 40 patrocinadores. Entre eles, estão empresas que já se destacam no universo esportivo pela presença no tênis.

Claro, Kia, Engie, Ems, B3, Melitta, Wilson, Tegra, Allos, Faixa Azul, World Wine, Grey Goose e Copa Energia, entre outras, por exemplo, são patrocinadoras do Rio Open, entre outros eventos do tênis brasileiro, e apostaram na parceria com o SP Open 2025 para expandir a conexão com o esporte.

O evento, portanto, surge como uma oportunidade para empresas, principalmente aquelas não endêmicas do tênis, reforçarem o posto de apoiadoras da modalidade no Brasil e, como consequência, se aproximarem de seus fãs.

Kia

A Kia é a responsável pelo transporte oficial das atletas durante o SP Open 2025. A fabricante sul-coreana de automóveis disponibilizou modelos elétricos para auxiliar na logística do torneio com as jogadoras.

Presente no tênis ao redor do mundo desde 2002, quando entrou na modalidade através de uma parceria com o Oceania Open, a Kia aposta no SP Open como uma maneira de fortalecer a conexão com o esporte também no mercado brasileiro.

“Falar de tênis para a Kia é muito bom, pois a Kia tem uma relação com o esporte muito forte, gosta de patrocinar o esporte e o tênis é um daqueles que a gente tem um carinho especial”, disse Gustavo Gandini, diretor de Operações da Kia Brasil.

“Tentamos trazer essa conexão também pro Brasil, já tivemos passagem na época no Brasil Open, e mais recentemente conseguimos retornar ao patrocínio do Rio Open. Já fizemos três etapas do torneio, temos já garantido nos próximos anos, então acabou se tornando também uma conexão aqui no Brasil”, acrescentou.

Para a Kia, o público do tênis “tem tudo a ver” com seus produtos. No SP Open 2025, a marca também está com um estande que oferece a exposição de um modelo elétrico.

“Ficamos muito felizes de conseguir estar juntos nessa primeira edição, um torneio, um WTA feminino, em São Paulo. Conseguimos estar com uma frota 100% eletrificada, fazendo o transporte das jogadoras e estando junto com o público”, comentou o executivo.

A relação da Kia com o tênis também inclui o patrocínio ao tenista Rafael Nadal, considerado um dos melhores atletas da história do esporte. O espanhol é embaixador da marca desde o início da carreira e segue próximo da montadora mesmo aposentado.

A empresa patrocina, ainda, cinco etapas do ATP Challenger, série de competições disputadas por tenistas que buscam acumular pontos para se classificar para o torneio do ATP Tour. 

“Conseguimos circular bem no território do tênis no Brasil, porque tem uma conexão com a marca, um público que tem tudo a ver com os nossos produtos”, exaltou Gustavo Gandini.

Engie

A Engie, além de ser patrocinadora do SP Open 2025, também está entre as apoiadoras do Rio Open e do WTA 125 de Florianópolis. Ao redor do mundo, a marca investe no tênis há mais de 30 anos.

“No Brasil, o tênis é a principal plataforma de construção da nossa marca. Somos patrocinadores do Rio Open e da CBT, além de apoiarmos tenistas profissionais e promovermos torneios em diversas regiões do país”, exaltou Eduardo Sattamini, CEO da Engie Brasil.

Entre as ações da Engie no tênis, também estão o apoio a iniciativas sociais e a veiculação de campanhas em defesa de equidade de gênero. Neste cenário, a marca enxerga no SP Open 2025, um torneio feminino, a possibilidade de ampliar a mensagem. 

“A campanha ‘Peso da Desigualdade’ é um exemplo disso, ao promover a discussão sobre os desafios adicionais enfrentados pelas mulheres na vida e nas quadras”, pontuou Sattamini.

“O patrocínio ao SP Open 2025 reforça esse posicionamento, ao contribuir para a valorização do tênis feminino e a ampliação do calendário de grandes eventos no Brasil”, concluiu o CEO da Engie Brasil.