A Stock Car e marca japonesa especializada em relógios Orient lançaram, nesta terça-feira (22), uma coleção de relógios inspirada nos carros da temporada 2025 da principal categoria do automobilismo nacional. A edição especial integra a coleção Speedtech, que, junto das coleções Flytech e Seatech, reúne relógios com calibres exclusivos e materiais utilizados nas indústrias aeroespacial e naval, assim como em veículos de alto desempenho.
De acordo com a Orient, a ideia é “celebrar a velocidade, a precisão e o design inovador” dos novos carros da Stock Car, que serão lançados na temporada 2025. No ano que vem, a categoria dará início à era dos SUVs e já tem três montadoras confirmadas: as atuais Chevrolet e Toyota, além da Mitsubishi, que retornará após um intervalo de 16 anos.
A nova coleção conta com três modelos distintos: Automático Day Date, Automático Open Heart com reserva de marcha e Cronógrafo Solar com indicador de autonomia. Cada modelo foi produzido de maneira limitada e possui 400 unidades numeradas. Segundo a marca de relógios japonesa, assim como os veículos, os relógios foram projetados com atenção meticulosa aos detalhes e utilizam materiais de alta qualidade.
A eficiência no uso de energia, elemento importante nos motores turbo dos novos veículos, é refletida na utilização dos calibres automáticos e solares dos relógios, demonstrando a preocupação crescente da Orient na fabricação de produtos autossuficientes em energia. Além disso, detalhes como as saídas de ar nos automóveis foram transpostos para o design dos relógios, que também utilizam as mesmas fontes digitais vistas nos volantes dos carros para exibir informações.
Por fim, a pulseira de silicone do relógio incorpora elementos do design automobilístico, como o loop inspirado no bocal de abastecimento, além do leiaute das rodas e a inspiração para o “case back” do modelo solar, criando uma conexão visual e funcional entre carros e relógios.
Os modelos variam de R$ 3.198 a R$ 3.398. Eles estarão disponíveis em relojoarias selecionadas a partir de novembro.
Vale lembrar que esta não é a primeira colaboração da Orient no mercado brasileiro. A marca já produziu relógios em parceria com o Autódromo de Interlagos e também com a Força Aérea Brasileira (FAB).
Além disso, em 2015, a Orient Japão foi uma das patrocinadoras da Subaru para a disputa da categoria Super GT Series. O Subaru BRZ GT300 2015 foi revelado no Salão do Automóvel de Tóquio, antes do início da Série Super GT japonesa daquele ano. Aproveitando o momento, a Orient Brasil se uniu à Orient Japão no desenvolvimento de um modelo de relógio Speedtech de edição limitada, que foi lançado para o mundo inteiro.