Circuito Banco do Brasil de Surfe fechará o ano com competição em piscina de ondas

Praia da Grama, em Itupeva, interior de SP - Divulgação

Praia da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, receberá última etapa de 2023 - Divulgação

O Circuito Banco do Brasil de Surfe está prestes a realizar sua última etapa de 2023, que ocorrerá entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na cidade de Itupeva, no interior do estado de São Paulo. A competição, parte do World Surf League Qualifying Series, divisão de acesso para o Challenger Series, será disputada em uma piscina de ondas artificiais. O local escolhido é a Praia da Grama, um complexo tecnológico localizado a cerca de 150km do litoral paulista.

A etapa tem status QS 1000 para o ranking regional da WSL na América do Sul tanto no masculino quanto no feminino. Além disso, é a primeira do WSL Qualifying Series em território sul-americano a utilizar a tecnologia da empresa espanhola Wavegarden, responsável por gerar ondas Cove 2.0. Essa tecnologia estreou no ano passado, no Rip Curl Pro Urbnsurf, em Melbourne, na Austrália, oferecendo mais de 30 tipos de ondas e cerca de mil ondas por hora, todas com qualidade semelhante às do oceano. 

“Será um evento marcante para toda a comunidade de surfe no país. Estamos empolgados para criar novas oportunidades nesta etapa que encerra mais uma edição do Circuito Banco do Brasil de Surfe”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

“Ficamos felizes em poder compartilhar valores que julgamos tão importantes. Esperamos que seja a primeira de muitas outras parcerias que consigamos fazer juntos”, afirmou João Amorim de Souza Neto, diretor-presidente da Praia da Grama.

Futuro

O Circuito Banco do Brasil de Surfe estreou no ano passado com três etapas do Qualifying Series e, em 2023, está promovendo outras cinco em diferentes regiões do Brasil. A temporada começou com o QS 5000 Saquarema Surf Festival, que teve como vencedores Ian Gouveia e Tainá Hinckel. A segunda etapa aconteceu em Garopaba (SC), onde Adriano de Souza e Laura Raupp foram os campeões. A terceira etapa foi na Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), com Silvana Lima e Edgard Groggia como vencedores. Por fim, a etapa mais recente aconteceu na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), com triunfos de Ian Gouveia e Arena Rodriguez Vargas.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe, voltado para novos talentos do surfe sob o lema “Remando Juntos Para o Futuro”, determinará os campeões da segunda edição do torneio em cada categoria nesta etapa. Atualmente, Ian Gouveia lidera o ranking masculino com 2.066 pontos, enquanto Tainá Hinckel e Laura Rapp estão empatadas na liderança da tabela no feminino, com 2.500 pontos.

Sair da versão mobile