O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, última etapa do Challenger Series (CS) da World Surf League (WSL) em 2024, chegou ao fim na última quarta-feira (16). Durante cinco dias, surfistas de diversos países estiveram nas águas da Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ) para alcançar um objetivo em comum: uma vaga no Championship Tour (CT), a elite do surfe mundial. E o Brasil mostrou que a “Brazilian Storm” continua forte.
Pela primeira vez na história, um país conseguiu colocar seis atletas entre os dez melhores colocados no ranking masculino do CS. Samuel Pupo, Ian Gouveia, Alejo Muniz, Deivid Silva, Miguel Pupo e Edgard Groggia garantiram presença no CT em 2025. Eles se juntarão a Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Yago Dora e João Chianca no ano que vem, o que fará do Brasil o recordista de representantes na elite masculina em 2025, com 11 atletas no grupo dos Top 34.
No Corona Saquarema Pro, o melhor colocado entre os brasileiros foi Deivid Silva, que ficou com o vice-campeonato. Ele perdeu a final para o francês Margo Mignot.
Já no feminino, a campeã da etapa brasileira foi a australiana Macy Callaghan, que bateu a francesa Vahine Fierro na decisão. Entre as brasileiras, as melhores colocadas foram Luana Silva e Sophia Medina, que caíram nas quartas de final.
Com os resultados, o Brasil acabou não conseguindo emplacar uma representante entre as cinco primeiras colocadas do ranking (a melhor foi Luana Silva, que bateu na trave terminando na sétima colocação geral). Dessa forma, apenas Tatiana Weston-Webb, prata em Paris 2024, defenderá as cores do país na elite feminina em 2025.
Com os títulos, Marco Mignot e Macy Callaghan receberam o troféu do Corona Saquarema Pro, que, pela segunda vez consecutiva, foi desenhado por Rafael Pippa e Lucas Bueno, da PB Arts.
Neste ano, o troféu contou com as cores amarelo e verde, para simbolizar o sol e a natureza, respectivamente. O objetivo do projeto foi representar o sonho de criança dos surfistas de alcançar o Championship Tour.
Fora da água
Assim como costuma fazer na etapa do CT, disputada em junho, a WSL teve um olhar especial para o público que marcou presença nas areias da Praia de Itaúna. Apenas no primeiro fim de semana do Corona Saquarema Pro, que coincidiu com o Dia das Crianças, cerca de 50 mil pessoas foram ao evento.
Um dos principais destaques foi a primeira corrida de rua temática organizada pela WSL. O evento, patrocinado pela Natura Kaiak, teve como foco o público infantil e a interação entre pais e filhos. Ao todo, mais de 800 pessoas se inscreveram.
Foram duas opções de prova, a Saquá Run&Fun e a Saquá Kids Run, uma para adultos e outra para crianças. Ambas contaram com a presença da mascote regional da WSL, o Saquá, além de um animador que ajudou na interação com o público, com brincadeiras e entrega de brindes.
Outro sucesso foi o campeonato de altinha, jogo em que os participantes tentam manter a bola no alto sem usar as mãos. O torneio acontecerá entre sábado (12) e domingo (13), com a participação de mais de 200 pessoas.
Na audiência, o Challenger Series também foi considerado um sucesso pela WSL. No canal da liga no YouTube, foram mais de 2,24 milhões de visualizações durante os cinco dias de disputas.
O evento teve os naming rights da cerveja Corona e apresentação do Banco do Brasil. Além disso, ainda contou com patrocínios de Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Prefeitura de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e Apple Watch.