Com direito a grife, Dream Tour busca “resgate, renascimento e reconstrução” do surfe no Brasil

Dream Tour será a principal competição de surfe no cenário nacional a partir deste ano - Divulgação

A Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) e a Dream Factory realizaram, nesta terça-feira (14), em um evento na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), o lançamento oficial do Dream Tour 2023, que será a principal competição da modalidade no cenário nacional a partir deste ano. A Máquina do Esporte já havia antecipado a criação do projeto no mês de janeiro.  

O evento contou com as presenças de Teco Padaratz, presidente da CBSurf; Brigitte Mayer, vice-presidente da CBSurf; Duda Magalhães, sócio-presidente da Dream Factory; Jued Andari, líder do segmento de esportes da Dream Factory; e ainda representantes dos patrocinadores, imprensa e convidados.

Durante toda a coletiva, os responsáveis pela iniciativa deixaram claro que se trata de “um resgate, um renascimento, uma reconstrução” do surfe brasileiro. Esse, aliás, é o principal objetivo do ex-surfista Teco Padaratz, que assumiu recentemente o cargo de mandatário da confederação do esporte.

“O surfe brasileiro é o que mais brilha lá fora porque temos talento de sobra. Mas faltava esse brilho interno, pois temos que ser um exemplo a ser seguido. E, para isso, precisamos ter um campeonato nacional forte, uma base forte. Dessa forma, conseguiremos mudar o conceito do surfe no mundo”, disse o presidente da CbSurf.

Além da competição em si, o objetivo é que o Dream Tour promova o ecossistema da modalidade, que é uma das cinco mais praticadas no país, com 3 milhões de adeptos. Em relação ao número de fãs, já são mais de 45 milhões espalhados pelo país, que venceu seis das últimas oito temporadas da World Surf League (WSL), com Gabriel Medina (3 vezes), Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo.

Isso será feito com base em um tripé: valorização dos atletas, geração de novos ídolos e atração de mais fãs. Por isso, todos os valores que o surfe agrega estarão presentes no circuito, por meio de uma programação de atividades nas arenas. A lista conta com esportes de praia, arte, música, gastronomia e ativações das marcas.

“O surfe é mais do que uma modalidade, influencia um estilo de vida e transborda o próprio mercado. Além disso, já é Top 5 entre os esportes preferidos dos brasileiros, gera conexão com a natureza e dá a oportunidade para pensarmos em diversas ações de sustentabilidade”, afirmou Duda Magalhães.

Além disso, a ideia é criar uma grife do Dream Tour. Em parceria com a Galápagos, marca que já era parceira da CBSurf e que tem a sustentabilidade como prerrogativa, serão feitos diversos tipos de produtos, como camisetas, bermudas, moletons, bonés e canecas, entre outros.

“Teremos a nossa grife e queremos lançar moda. Haverá lojas nas praias dos seis locais de competição, mas primeiro de tudo a gente vai abrir a loja on-line. Tenho certeza de que, até o fim do ano, a grife será uma das principais fontes de receita da CBSurf”, destacou Teco Padaratz.

A sustentabilidade, aliás, é outro ponto colocado como essencial por todos os envolvidos. Serão colocadas em prática ações de responsabilidade socioambiental para engajar as comunidades e mostrar os benefícios do investimento na educação e no esporte. Entre as iniciativas estarão a gestão de resíduos, reflorestamento e doação de pranchas para escolinhas locais.

“Nós precisamos do mar, vivemos dele, ele é de extrema importância para nós e precisamos cuidar. Não podemos dar as costas para o oceano”, enfatizou o presidente da CBSurf.

Calendário

O evento também serviu para confirmar as seis etapas da temporada inicial do Dream Tour 2023, que contarão com 88 atletas no total, sendo 64 no masculino e 24 no feminino. Apesar do número discrepante entre masculino e feminino, as premiações serão iguais entre os gêneros, e a promessa é de que, com o tempo, o número de atletas também seja igualado.

Ao todo, serão distribuídos R$ 400 mil por etapa, o que é um recorde histórico em relação ao surfe nacional, valor alcançado em especial por conta dos três patrocinadores do circuito, a Shell (coapresentadora), a Vivo (patrocinadora máster) e a Gerdau (patrocinadora).

Especializada na fabricação de aço, a Gerdau será responsável pelo troféu de campeão ao final da temporada, que será feito com a reutilização de materiais de navios não mais utilizados, unindo o oceano e a sustentabilidade.

Confira o calendário completo abaixo:

1ª etapa: 11 a 19 de abril, Plataforma de Atlântida, Xangri-lá (RS)

2ª etapa: 4 a 12 de julho, Praia do Pico, Matinhos (PR)

3ª etapa: 30 de agosto a 7 de setembro, Praia Mole, Florianópolis (SC)

4ª etapa: 19 a 27 de setembro, Praia do Pontal, Baía Formosa (RN)

5ª etapa: 14 a 22 de novembro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

6ª etapa: 12 a 20 de dezembro, Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)

Mídia

Para fazer a cobertura de mídia, o Dream Tour fechou uma parceria multiplataforma com o Grupo Globo, com o status de emissora oficial cabendo ao Sportv (TV fechada). Haverá transmissões também no GE (site) e no Globoplay (streaming).

Sair da versão mobile