WSL consolida presença digital no Brasil com mais de 1,2 milhão de fãs nas redes sociais

Salto nas plataformas digitais tem sido fundamental para a visibilidade global dos eventos da WSL realizados no Brasil - Divulgação / WSL

Sete títulos nos últimos nove campeonatos mundiais disputados e ainda a medalha de ouro olímpica na estreia da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020. Os resultados recentes demonstram a força que o surfe vem conquistando junto ao público brasileiro, o que tem se traduzido também no segmento digital, com as redes sociais da World Surf League (WSL) Brasil crescendo em ritmo exponencial.

Ao todo, já são mais de 1,2 milhão de seguidores nas cinco principais mídias sociais: Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e YouTube. O Instagram representa a maior parcela da quantidade total no perfil oficial em língua portuguesa da WSL, com 584 mil fãs. Na sequência, vem o TikTok, que possui cerca de 306 mil seguidores e é o que registra maior índice de crescimento nos últimos meses. Facebook (258 mil), X (60 mil), e YouTube (35 mil) completam a lista.

Parceiro da WSL há mais de um ano, o TikTok chegou a transmitir determinados campeonatos e também cresceu junto ao público com publicações especiais sobre a modalidade. Entre 1º de janeiro de 2023 até cinco dias depois do Vivo Rio Pro 2023 (que foi disputado no final de junho), houve um aumento de 121% no ganho de seguidores e 42% nas visualizações totais no perfil da WSL Brasil em relação ao mesmo período do ano anterior.

A conta no Instagram, por sua vez, conquistou cerca de 135 mil seguidores em um ano, sendo 20.700 durante a competição disputada em Saquarema (RJ).

“Estamos conquistando impactos significativos no país, com a produção de conteúdo multimídia nas principais redes sociais e aproximando os fãs brasileiros, que estão na casa dos 45 milhões. A expectativa para o Corona Saquarema Pro [evento que encerrará o Challenger Series 2023 entre os dias 14 e 21 de outubro] é repercutir ainda mais o evento, envolvendo nomes em ascensão no circuito competitivo e mostrando o trabalho da WSL junto aos atletas da região e à população apaixonada da cidade”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

Vale destacar que a WSL América Latina é o único dos sete escritórios regionais da Liga Mundial de Surfe que possui contas nas redes sociais dedicadas à região, o que deixa clara a força da audiência.

De acordo com a WSL, o salto nas plataformas digitais também tem sido fundamental para a visibilidade global dos eventos da WSL realizados no Brasil. O exemplo mais recente foi justamente o Vivo Rio Pro 2023, que teve o brasileiro Yago Dora como campeão e movimentou mais de R$ 97 milhões, gerou cerca de 118 milhões de impressões nas mídias digitais e 1,3 milhão de engajamento total nas principais plataformas. Além disso, a transmissão por streaming obteve mais de 1,8 milhão de horas assistidas.

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