WSL cria comunicação visual produzida com inteligência artificial para etapa catarinense

Segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe será disputada até o próximo domingo (7) - Divulgação / WSL

A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023, que terá início nesta quinta-feira (4), na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), contará com uma novidade tecnológica para os fãs. A estrutura do evento apresentará uma nova comunicação visual com artes desenvolvidas por designers com o apoio da inteligência artificial (IA). Trata-se do primeiro evento de surfe do mundo com artes criadas dessa maneira.

A iniciativa, promovida pelo departamento de marketing da World Surf League (WSL) na América Latina, conta com ilustrações desenvolvidas por uma equipe de criação com suporte de ferramentas de IA, a partir de conceitos e palavras relacionadas ao universo do surfe, remetendo à costa brasileira com suas cores e ondas, combinando uma variação enorme de traços e até tons de surrealismo.

As artes, que serão disponibilizadas para o público para download, são apoiadas no mote “Remando juntos para o Futuro”, com a ideia de que WSL América Latina e Banco do Brasil reforcem o foco em tecnologia e inovação.

“Estamos sempre atentos às novas tecnologias e mecanismos que tragam modernidade e inovação ao esporte. Tudo faz parte de um processo de evolução do surfe e, incorporando a inteligência artificial, a WSL se posiciona de uma maneira muito especial, apresentando um conceito novo, sem precedentes, na comunicação visual da etapa de Garopaba. É um olhar diferenciado”, destacou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

“Estamos dando um passo rumo ao futuro. Tenho certeza de que, não apenas pelo pioneirismo da ação, essa iniciativa cria um impacto muito interessante no cenário do evento”, acrescentou o executivo.

Vale lembrar que o campeonato faz parte da World Surf League Qualifying Series (QS), o circuito regional na América do Sul. A primeira etapa ocorreu em Saquarema (RJ) na semana passada. Os campeões de cada etapa ganharão convites para o Corona Saquarema Pro, apresentado pelo Banco do Brasil (etapa brasileira do Challenger Series (CS), campeonato de acesso ao Championship Tour (CT), elite do surfe mundial), que será disputado também em Saquarema, em outubro.

Entre os participantes, o destaque principal será Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão mundial de surfe em 2015.

Sair da versão mobile