Nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, será realizada a cerimônia de entrega do manual da World Surf League (WSL) sobre metodologia para desenvolvimento de atletas. O evento ocorrerá no Centro de Treinamento Leo Neves, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
O projeto é uma iniciativa da WSL América Latina em parceria com a Prefeitura de Saquarema e é voltado aos mais de 100 alunos do Centro de Treinamento, com idades entre 10 e 20 anos.
“A elaboração tão criteriosa de uma metodologia para o treinamento e consequente aperfeiçoamento dos nossos atletas por si só já chancela o aprendizado e antecipa o surgimento de futuros nomes de destaque capazes de valorizar Saquarema e o Brasil perante o mundo do surfe. Mais uma vez, será o ensino de qualidade fazendo a diferença”, afirmou Manoela Peres, prefeita de Saquarema.
Orientar treinadores
O objetivo do manual da WSL é orientar treinadores de surfe no planejamento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens surfistas, com base na experiência de profissionais brasileiros que se tornaram referências mundiais na preparação de campeões.
Entre os experts que participaram da elaboração do material estão Alexandre Zeni, fundador do Instituto Brasileiro de Surfe; Allan Menache, sócio da Athlete Training Center SP, um dos pioneiros na preparação de surfistas profissionais e técnico de Gabriel Medina; Andrea Lopes, técnica da Confederação Brasileira de Surfe; Leandro Dora, coach de atletas da elite mundial e que atualmente trabalha com Yago Dora e o australiano Jack Robinson; e Paula Korsakas, pesquisadora em esporte e desenvolvimento humano, que já atuou no Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Dos alunos do Centro de Treinamento Leo Neves que participarão do projeto, 100 são iniciantes e 20 são de nível avançado, tendo competido inclusive na última edição do Saquarema Surf Festival (válido pelo WSL Qualifying Series).
Campeões de amanhã
“Nos empenhamos muito na realização desta metodologia para fomentar ainda mais o nosso esporte e sobretudo incentivar a nova geração de surfistas que vem aí. Os atletas regionais de hoje podem vir a ser os campeões mundiais de amanhã. Nosso continente é um dos epicentros mundiais de sucesso do surfe competitivo, tanto que reunimos campeões mundiais e o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos”, destacou Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.
O lançamento do manual ocorre durante o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, penúltima etapa do Challenger Series da WSL e o primeiro da categoria na América do Sul, que será disputado até a próxima terça-feira (8).