Pular para o conteúdo

Federação Internacional de Tênis se tornará World Tennis em 2026

Mudança de nome foi elaborada para refletir melhor o papel da organização como "órgão regulador e guardião global do esporte"

Federação Internacional de Tênis deixará de se chamar ITF para dar lugar ao nome World Tennis em 2026 - Reprodução

A Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) revelou que passará a ser chamada de World Tennis a partir de 2026. A  proposta de mudança foi aprovada pela maioria dos votos das associações nacionais de tênis em uma Assembleia Geral anual ocorrida na última quinta-feira (16).

A mudança havia sido recomendada pela Conselho e pela Diretoria da ITF, com o objetivo de “refletir melhor o papel da organização como órgão regulador e guardião global do esporte”, bem como o papel que desempenha ao lado dos países-membros para o crescimento e desenvolvimento do tênis em todo o mundo.

O novo nome foi escolhido após um período de pesquisas e entrevistas com diversas pessoas ligadas à modalidade. No final, World Tennis ficou definido pelo fato de capturar de forma mais eficaz “a magnitude do papel e da relevância da organização para o ecossistema do tênis por meio de suas 213 associações nacionais membras”.

Para a ITF, a mudança fará com que jogadores, fãs, patrocinadores e todos os demais envolvidos no universo do tênis enxerguem uma identidade mais clara na federação internacional, além de se alinhas à maioria dos órgãos reguladores esportivos globais, como World Athletics (atletismo) e World Aquatics (esportes aquáticos).

Além disso, também faz parte de uma estratégia de longo prazo que busca gerar maior engajamento, reconhecimento e investimento em todas as áreas do tênis, desde a participação nas categorias de base até as competições de elite.

“Após mais de 110 anos de uma história orgulhosa como ITF, estou realmente entusiasmado com o nosso futuro como World Tennis, à medida que continuamos a aumentar nossa contribuição para o desenvolvimento do esporte em todos os cantos do mundo”, disse David Haggerty, presidente da ITF.

“A World Tennis reflete melhor quem somos hoje: a entidade reguladora global e guardiã do tênis, trabalhando arduamente com nossos membros para oferecer um tênis para a vida toda. Esta evolução ocorre após ampla consulta à comunidade global do tênis e reflete nossa ambição compartilhada de fortalecer, unificar e desenvolver o esporte em todo o mundo. Estamos ansiosos para revelar nossa nova identidade e planos mais amplos nos próximos meses”, acrescentou.

Fundada como Federação Internacional de Tênis de Grama em Paris, em 1913, a organização tornou-se Federação Internacional de Tênis em 1977. O nome comercial da ITF será atualizado em 1º de janeiro de 2026, e a nova marca World Tennis será lançada em meados do ano que vem como parte de um plano de implementação em fases.