A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) decidiu usar a edição de 2025 do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, para apresentar uma novidade aos fãs da modalidade. Nesta segunda-feira (17), foi lançado o “Perfect Player”, fantasy game que tem como objetivo unir os fãs de tênis com o universo digital, cada vez mais procurado por todos os envolvidos com a indústria esportiva.
O jogo é gratuito, e o objetivo é montar o jogador perfeito a cada rodada do Rio Open. O usuário escolhe o tenista de melhor desempenho em oito estatísticas essenciais do tênis: aces, aproveitamento de primeiro saque, pontos vencidos com primeiro saque, pontos vencidos com segundo saque, pontos vencidos em devoluções de primeiro saque, pontos vencidos em devoluções de segundo saque, winners e pontos de voleio.
A partir das escolhas e dos jogos acontecendo no complexo montado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), o usuário vai acumulando pontos, subindo no ranking contra outros participantes do mundo todo e ainda pode concorrer a prêmios. Para acessar o fantasy game, basta acessar este link.
Para servir como garoto-propaganda do lançamento, o brasileiro João Fonseca, campeão do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, no último domingo (16), foi o escolhido. O tenista carioca é a principal esperança do país na chave de simples do torneio.
“A gente está trazendo, juntamente com a ATP, o ‘Perfect Player’, um fantasy game para a molecada, e também para quem é fã de tênis, testar seus conhecimentos. É um jogo interessante e, acompanhando a demanda pelo tênis no país, vamos ver se os fãs têm mesmo todo esse conhecimento que dizem que têm”, brincou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
De acordo com a organização do torneio, a nova plataforma é mais uma oportunidade comercial que surge para promotores de torneios e patrocinadores, além de servir para proporcionar um maior engajamento e retenção dos fãs do tênis com os torneios do circuito da ATP espalhados pelo mundo.
Nos bastidores, o que se fala é que o “Perfect Player” é uma espécie de “Cartola”, fantasy game já tradicional do Grupo Globo que faz parte da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2005. O jogo consiste em uma disputa fictícia na qual os fãs montam seus times com jogadores de futebol da vida real para competir com times de outros usuários durante cada rodada do Brasileirão.