O tenista Thiago Monteiro, atual número 2 do Brasil no ranking da ATP, é o novo sócio da startup Semexe, marketplace especializado em esportes com forte atuação nos pilares ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês). O atleta promoverá a economia circular e a sustentabilidade, auxiliará na condução das estratégias dos fãs da modalidade e será embaixador da marca ao redor do mundo.
“Estou muito animado para fazer parte do time Semexe. É um projeto de economia circular que faz muito sentido para os dias de hoje, e vou poder participar não apenas como atleta, mas também como investidor, esperando trazer cada vez mais pessoas para o esporte”, destacou Thiago Monteiro.
O tenista junta-se a outros nomes que também são sócios da startup, como Guilherme Bonifácio (cofundador do iFood), Rodrigo Borges (cofundador do Buscapé), Bernardo Fonseca (CEO do XTerra Brazil), Carlos Galvão (CEO do Ironman Brasil), Mario Roma (fundador da Brasil Ride) e o ciclista Henrique Avancini, considerado o maior da história do país na modalidade.
“Sempre sonhamos em trabalhar com essa modalidade. Muitos clientes, que já usavam nossa plataforma para bike ou aventura, eram também fãs de esportes com raquete e passavam pelo mesmo problema: a experiência para comprar e vender usados era complicadíssima nas plataformas genéricas. Além disso, é um esporte em que o principal equipamento, a raquete, tem um tíquete alto e dura muito tempo”, afirmou Artur Fernandes, sócio e diretor-executivo do marketplace.
“Com a chegada do Thiago, os tenistas vão encontrar uma plataforma de compra e venda de artigos de tênis, squash e beach tennis seminovos de qualidade, com uma experiência feita por tenistas para tenistas”, acrescentou.
Fundada em 2019 por Gabriel Novais (ex-diretor de Esportes da Red Bull) e Rafael Papa (ex-diretor do Mercado Livre), a Semexe nasceu com o propósito sustentável de comercializar produtos esportivos seminovos aos consumidores por meio de tecnologias e processos exclusivos (curadoria, atendimento feito por especialistas do esporte, facilidade de pagamento e sistemas de segurança, desde a análise do produto até o pós-compra), garantindo o consumo inteligente e a economia circular.
Atualmente, a startup atua nas verticais de ciclismo, aventura e outros esportes outdoor. Já são mais de 3,4 milhões de visitantes, com mais de R$ 65 milhões em faturamento.