Organizadora da etapa brasileira do Ironman, em Florianópolis (SC), a Unlimited Sports prevê um grande crescimento das provas de triatlo para amadores no Brasil em 2024. Segundo Carlos Galvão, fundador e CEO da empresa, o Ironman e o 70.3 devem atrair até 2.700 competidores neste ano, em comparação com os 2.500 que disputaram o circuito em 2023.
Essa é a elite entre os atletas amadores do país, já que, para completar o Ironman, o competidor tem que percorrer 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida.
Já para completar o 70.3, o atleta nada 1,9km, pedala 90km e corre 21,1km, percurso que é metade do Ironman clássico. O número estranho na verdade se refere às 70,3 milhas que o participante tem que percorrer para finalizar o percurso, somando-se as três modalidades.
“Em 2006, a World Triathlon Corporation [WTC], que é a organizadora do Ironman, decidiu criar um meio Ironman, com metade das distâncias da prova clássica. Não deixa de ser um baita desafio”, contou Galvão, em entrevista à Máquina do Esporte.
Neste ano, em abril, a Unlimited já organizou sua primeira prova de 70.3 em Florianópolis (SC). Houve 1.850 atletas inscritos, vindos de 23 países e de 25 estados brasileiros.
Triday
Já o circuito curto, com maior popularidade por exigir menos fisicamente dos participantes, conta com três distâncias diferentes. A prova mais curta possui 375m de natação, 10km de ciclismo e 2,5km de corrida. Na prova média, o atleta nada 750m, pedala 20km e corre 5km. Finalmente, a disputa mais desgastante tem 1,5km na água, 40km na bicicleta e 10km com os pés no asfalto.
O Circuito Triday, que conta com quatro etapas, é o que mais cresce entre os eventos promovidos pela Unlimited. Neste ano, já houve uma etapa em Holambra e haverá ainda duas em Sorocaba e outra em Bertioga, todas no estado de São Paulo.
“Fazemos as três provas no mesmo dia e local, mas com largadas em horários diferentes”, explicou o organizador.
O intuito do circuito mais curto é popularizar a modalidade e, de forma escalonada, dar oportunidade para que o atleta amador possa ter novos desafios. Quem se preparar muito, poderá, um dia, chegar a completar um Ironman.
“Nossa missão é dar oportunidade multiesportiva para aquele atleta que já faz um esporte, nada, pedala ou corre”, contou o executivo.
Elite
Além das exigências físicas maiores e do tempo de preparação para disputar uma prova de triatlo, quem se aventura pelos circuitos, sejam mais curtos ou mais longos, também investe mais recursos nos equipamentos para participar.
“É preciso ter equipamento para as três modalidades. Hoje, existem bikes de triatlo, fabricadas em fibra de carbono, custando até R$ 150 mil. Mas há equipamentos mais básicos de R$ 4 mil a R$ 5 mil”, ressaltou Galvão.
“Em média, um atleta que se prepara para o Ironman investe entre R$ 30 mil e R$ 40 mil em equipamentos”
Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports
Não bastasse isso, as inscrições para uma prova do circuito organizado pela Unlimited também são mais caras do que para disputar uma corrida de rua.
O Circuito Triday possui inscrição por R$ 500. Já para participar do 70.3, o amador desembolsa entre R$ 2 mil (etapa de Fortaleza (CE)) e R$ 2.800 (prova em São Paulo (SP)). Disputar o Ironman custa R$ 4.400.
O valor se justifica pela logística mais complexa, pela quantidade de locais que precisam ser interditados e pela equipe de apoio deslocada para trabalhar na prova, seja contratada pelos organizadores, seja vinculada ao poder público, como Polícia Militar e Polícia Rodoviária.
“No Ironman Brasil, nosso principal evento, temos entre 1.000 e 1.500 pessoas trabalhando”, revelou o executivo.
Devido à quantidade de locais que são interditados para a realização da prova e a longa duração do evento, é preciso também contar com o apoio da população local. Uma disputa de 70.3 acontece durante 8 horas. Já o Ironman clássico conta com 17 horas de competição.
“O evento traz um grande retorno financeiro para a cidade que o organiza. O Ironman Brasil movimenta em torno de R$ 40 milhões na economia de Florianópolis”, exemplificou Galvão.
Patrocínio
Apesar do valor mais alto das inscrições, por demandar uma estrutura complexa, as provas organizadas pela Unlimited necessitam de patrocinadores para serem pagas e, assim, garantir a sustentabilidade financeira da empresa.
Ter patrocínios fortes é fundamental para a organizadora de provas de triatlo. Atualmente, os principais parceiros comerciais são Itaú BBA, Track&Field, Omint e Dux Suplementos. Todos estão presentes em 100% dos eventos que fazem parte do circuito da Unlimited.
“Nosso público é o formador de opinião, os decision makers [tomadores de decisões]. As empresas querem falar com esse público”, finalizou Galvão.