Pesquisa do Ticket Sports sobre triatlo destaca aumento na procura pela modalidade

Pesquisa do Ticket Sports sobre triatlo foi realizada em dezembro de 2022 - Divulgação

A plataforma de inscrições para eventos esportivos Ticket Sports disponibilizou, nesta semana, uma pesquisa que traz o cenário detalhado do triatlo no Brasil.

Realizado durante o mês de dezembro do ano passado, o levantamento tem como objetivo entender as necessidades dos participantes da modalidade, que teve um crescimento exponencial na pandemia.

A pesquisa também busca ajudar os organizadores e marcas de todo o país a entregarem eventos mais completos. Os tópicos levantados foram de perfil demográfico e de comportamento de compra dos triatletas.

“Nós entendemos que o mercado de triatlo mudou depois da pandemia e está crescendo cada vez mais. Como temos o costume de realizar pesquisas para entregar dados para o mercado, com esse assunto não seria diferente. Agora, com o resultado em mãos, conseguimos entender melhor as necessidades dos participantes e guiar organizadores de triatlo e marcas esportivas de todo o Brasil”, destacou Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports.

Números da pesquisa

A pesquisa do Ticket Sports mostra que a média de idade entre os triatletas abrange mais o público dos 36 aos 45 anos. A maioria dos atletas dessa modalidade está concentrada na Região Sudeste, que representa 60,5% do total, sendo que 49,9% estão em São Paulo.

Outro dado relevante é que 62,4% dos praticantes de triatlo estão no esporte há menos de três anos. A pesquisa constatou um aumento no interesse das pessoas pela modalidade durante o período da pandemia de Covid-19.

O levantamento ainda indica que 39,5% dos entrevistados investem até R$ 500 mensais na prática do triatlo. Entre os praticantes que participaram da pesquisa, 47,2% nunca trocaram a bicicleta ao longo do tempo, enquanto outros 16,5% já mudaram de equipamento depois de cinco anos de uso. Além disso, 82,4% não contam com nenhum seguro para a bicicleta.

As redes sociais são o meio de comunicação utilizado por 85,2% dos atletas que desejam descobrir as novidades do mercado. Em seguida, aparecem os sites especializados, com 38,5%, e o WhatsApp, com 32,2%.

O Instagram se mostrou o lugar preferido para buscar informações por parte dos atletas que participaram da pesquisa, com 27%. Em segundo lugar, ficou o site especializado “Mundo TRI”, com 17%, seguido pelos canais do YouTube, com 16%.

Eventos mais procurados e motivações

Entre os eventos mais buscados pelos entrevistados, 34,7% destacam as provas de sprint, enquanto 15,2% optam pelas provas de half-distance. De acordo com a pesquisa, 64,5% preferem participar de provas que contam com a presença de atletas profissionais.

O preço para participar de um evento é o principal critério apontado por 70,1% dos entrevistados ao escolherem uma prova. O percurso foi citado por 52,8% como um ponto principal para participação em um evento.

O evento de triatlo mais lembrado pelos participantes da pesquisa foi o Ironman, com 76% de menções, seguido por XTerra e o Troféu Brasil, com 4,5% cada um.

O desafio pessoal aparece na pesquisa como a principal motivação dos atletas para participar de um evento, com 53,3% de citações. Já para outros 21,2%, o estilo de vida é a questão mais relevante.

Para realizar a pesquisa, o Ticket Sports entrevistou 782 atletas que praticam todas as modalidades do triatlo.

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