O UFC renovou o contrato de patrocínio com a Monster Energy no maior acordo comercial de sua história, segundo a liga de MMA. O valor e a duração do compromisso, porém, não foram divulgados.
“A Monster tem sido uma parceira incrível para se trabalhar ao longo dos anos”, afirmou Dana White, presidente e CEO do UFC.
O logotipo da empresa de bebidas energéticas permanecerá no centro do octógono durante os principais eventos do UFC, incluindo as transmissões em pay-per-views (PPV).
“Quando você pensa no UFC, você pensa na Monster. A Monster é apaixonada por esse esporte, e eles amam a marca UFC”, exaltou White.
“Agradecemos seu apoio contínuo e estamos ansiosos por todos os eventos incríveis que faremos juntos nos próximos anos”, acrescentou o executivo.
Propriedades
Pelo acordo, os lutadores patrocinados pela Monster exibirão a lata de bebida da empresa durante as coletivas de imprensa antes e depois dos eventos, além de decisões oficiais após as lutas.
A Monster Energy é uma das parceiras mais antigas do UFC. A parceria teve início em 2015. Segundo o site britânico SportsPro Media, embora não tenha sido revelado o montante do investimento da marca de energético, é provável que o acerto seja uma cifra de nove dígitos.
A publicação pegou como base outros patrocínios obtidos pelo UFC, como o acerto com a Crypto.com, em 2021, que garantiu pagamento de US$ 175 milhões em dez anos. Já o compromisso com a marca de bebidas Anheuser-Busch InBev valeria mais de US$ 100 milhões, de acordo com o Yahoo Sports.
Negócios
O UFC, que agora faz partre do TKO Group Holdings, da Endeavor, tem obtido um crescimento exponencial de receitas nos últimos anos. Segundo o relatório mais recente da empresa, a liga de MMA obteve US$ 74 milhões de faturamento com patrocínios no terceiro trimestre de 2024. Isso representa um aumento de 16% no comparativo com os US$ 63,8 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior.
Recentemente, a Thorne, marca de saúde e bem-estar, também renovou contrato com o UFC, que afirma ser capaz de dar visibilidade às marcas em 975 milhões de lares em 170 países nos quais seus eventos são transmitidos.
Direitos de TV
Após renovar com seu principal patrocinador, o próximo desafio do UFC será obter um resultado semelhante no novo contrato doméstico de direitos de TV. Segundo fontes dentro da organização, a meta da liga de MMA é obter mais de US$ 1 bilhão por ano.
O contrato atual com a ESPN expira no final de 2025. A Disney tem prioridade para a renovação, com o direito de uma janela de negociação exclusiva até abril.
No entanto, se não garantir a extensão do compromisso nesse período, o UFC iniciará uma nova licitação, na qual serão convidados outros players do mercado norte-americano para participar.