Grupo Globo será parceiro oficial de transmissão do SailGP, que terá barco do Brasil pela primeira vez

Brasil terá uma equipe no SailGP pela primeira vez na história da competição - Maíra Sarmento / Alex Tavares / AT Films

O Grupo Globo será parceiro oficial de transmissão do SailGP, uma das principais competições de vela do mundo. A cobertura de todos os eventos da temporada 2024/2025, que terá início já no próximo fim de semana, com a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no sábado (23) e no domingo (24), será feita pelo Sportv.

No acordo, está incluída, por exemplo, a primeira etapa brasileira da história da competição, o Enel Rio Sail Grand Prix, que será realizado no Rio de Janeiro, entre 3 e 4 de maio do ano que vem. Além de exibir todas as regatas, o SailGP e a TV Globo trabalharão juntas para promover o campeonato e a equipe Mubadala Brazil SailGP Team (capitaneada por Martine Grael, bicampeã olímpica no Rio de Janeiro 2016 e em Tóquio 2020), nas diversas plataformas de mídia da emissora, incluindo reportagens nos canais Globo e Sportv, cobertura editorial e de mídias sociais, além de anúncios.

LEIA MAIS: Mubadala Capital e SailGP anunciam aquisição de time brasileiro para a liga de vela

“O Sportv está sempre em busca do melhor do esporte mundial para agradar os fãs em todos os tipos de competições. O SailGP é um sucesso em vários lugares do mundo e tem grande potencial de crescimento no Brasil. Estamos imensamente felizes com essa parceria”, afirmou Eduardo Gabbay, diretor dos canais esportivos da Globo.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar o novo acordo de transmissão do SailGP com a Globo, um dos mais prestigiados grupos de mídia do mundo. O Brasil é, há muito tempo, um mercado engajado para a liga, estando entre os nossos maiores públicos consumidores nas redes sociais. Com uma equipe estreante e um evento em casa, e agora uma grande parceira de transmissão, estamos ansiosos para trazer as corridas mais emocionantes sobre as águas para um novo público neste país que ama o esporte”, destacou Andrew Thompson, diretor-geral do SailGP.

Vale lembrar que o Grupo Globo não terá exclusividade nas transmissões. O BandSports, que exibe a competição desde a segunda temporada, permanecerá com os direitos para 2024/2025.

História de crescimento

O SailGP foi criado em 2019. Na temporada 2023/2024, a quarta da história da liga, o público alcançado pela transmissão do campeonato cresceu 48%, atingindo um recorde de 193 milhões de domicílios em 212 territórios internacionais. A liga também fez incursões significativas no mercado dos EUA, incluindo a maior audiência de transmissão de um evento de vela em 30 anos, com 1,78 milhão de pessoas sintonizando o Spain Sail Grand Prix | Andalucía-Cádiz no canal de TV americano CBS.

Equipe brasileira

O Mubadala Brazil SailGP Team fará sua estreia em Dubai neste mês, competindo contra 10 outras equipes internacionais em catamarãs de 50 pés idênticos, com alta tecnologia e alta velocidade. O time confirmou a formação completa de atletas e será liderado por Martine Grael, a primeira capitã/pilota) mulher da liga internacional. Seu irmão, o atleta olímpico Marco Grael, ocupará uma das duas posições de “grinder” da equipe, ao lado do também atleta olímpico Mateus Isaac, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 e campeão nacional de windsurfe.

A equipe brasileira pagou um valor não revelado ao time Black Foils, da Nova Zelândia, para garantir que Andy Maloney ocupasse o papel de “flight controller” do Brasil, enquanto o velejador britânico Richard Mason se uniu como “strategist” ao lado do também britânico Leigh McMillan, que chegou à equipe como “wing trimmer”. A bicampeã olímpica Kahena Kunze, parceira de Martine Grael nas conquistas olímpicas de 2016 e 2020, assim como em Paris 2024, em que saíram sem medalha, faz parte da equipe como “reserve”.

Sair da versão mobile