Rolex fecha naming rights do SailGP, campeonato mundial de vela de alta performance

Parceira fundadora do evento, Rolex já possuía acordo global de apresentação e era relógio oficial do SailGP - Reprodução / sailgp.com

O SailGP, campeonato mundial de vela de alta performance, terá pela primeira vez, na temporada 2024/2025, a quinta de sua história, uma marca como dona dos naming rights. Com validade de 10 anos, o acordo foi fechado com a fabricante suíça de relógios de luxo Rolex, o que transforma o nome da competição para Rolex SailGP Championship.

Com o anúncio, o campeonato fecha um mês de grandes patrocínios assinados às vésperas do início da temporada. Anteriormente, o SailGP já havia acertado com a Emirates como companhia aérea oficial (por 5 anos) e também com a DP World como parceira oficial de logística (por 3 anos). A lista ainda conta com Mubadala e Oracle como patrocinadores globais ao lado de Rolex, Emirates e DP World, bem como marcas como Corpay, Accor e Acronis como fornecedoras.

“Nossa liga está aumentando as receitas. Sempre foi nossa aspiração que, depois de cinco temporadas, estivéssemos em uma situação em que estaríamos pelo menos empatando. Estamos no caminho certo para fazer isso, algo que nunca aconteceu neste esporte antes. Se olharmos onde estávamos na terceira temporada e onde estaremos na quinta temporada, pelo menos dobramos nossas receitas”, revelou Andrew Thompson, diretor administrativo do SailGP, em entrevista ao site britânico SportsPro Media.

Vale destacar que a Rolex é parceira fundadora desde o lançamento da competição em 2018. No ano passado, a marca já havia sido nomeada parceira global de apresentação e relógio oficial do evento. De acordo com Thompson, os naming rights significam um amadurecimento da relação e surgiram como resultado do desejo da Rolex de “investir mais” no SailGP.

“Foi o próximo passo para eles. Rolex é sinônimo de SailGP desde o primeiro dia. Foi o momento certo para nós, já que eles nos viam como o futuro das corridas de vela globais e realmente queriam investir em nós a longo prazo”, explicou, acrescentando que a marca também terá o patrocínio máster da etapa de Los Angeles, nos EUA, a quarta da temporada, que será disputada entre 15 e 16 de março de 2025.

O Brasil no SailGP

A temporada 2024/2025 também marcará a estreia de um barco brasileiro no SailGP, o Mubadala Brazil SailGP Team, que será capitaneado pela bicampeã olímpica Martine Grael. Além disso, o país também receberá uma etapa da competição pela primeira vez na história, o Enel Rio Sail Frand Prix, sexta da temporada, marcada para os dias 3 e 4 de maio de 2025.

Na última terça-feira (19), o Grupo Globo anunciou a compra dos direitos de transmissão da competição pela primeira vez. O BandSports também exibirá todas as etapas.

O início será neste fim de semana, sábado (23) e domingo (24), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ao todo, serão 14 etapas, que, além de EUA (3 etapas), Brasil e Emirados Árabes Unidos (2 etapas), também passarão por Nova Zelândia, Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Suíça e Espanha.

Sair da versão mobile