Efeito Caitlin Clark: Indiana Fever só perde para Inter Miami, de Messi, em engajamento nas redes sociais

Caitlin Clark em ação durante partida do Indiana Fever na WNBA - Reprodução / X (@IndianaFever)

A presença de Caitlin Clark na WNBA potencializou o interesse pela liga e, principalmente, pelo Indiana Fever. Um relatório divulgado pela franquia de basquete feminino apontou que a equipe da jogadora foi o segundo time norte-americano com maior engajamento nas redes sociais nos últimos meses, contando todas as grandes ligas do país, perdendo apenas para o Inter Miami, de Lionel Messi.

Nesta temporada, o Indiana Fever, equipe onde também joga a brasileira Damiris Dantas, tem os melhores números de engajamento, visualizações de vídeos e seguidores nas redes sociais entre todas as franquias da WNBA. Desde abril, as plataformas de mídia social da equipe ganharam mais de 1,3 milhão de seguidores.

Entre os dias 15 de abril e 19 de julho, os vídeos produzidos pela equipe acumularam mais de 800 milhões de visualizações, ficando à frente de todas as equipes da NBA (basquete), NFL (futebol americano), MLB (beisebol) e NHL (hóquei no gelo). Na MLS (futebol), apenas o Inter Miami superou o time da WNBA.

“Este é um ponto de inflexão para o basquete feminino, e não há nada mais adequado do que Indiana estar no centro de tudo isso”, analisou Mel Raines, CEO da Pacers Sports & Entertainment, grupo dono do Indiana Fever.

“Ao longo de várias temporadas, construímos um elenco jovem e talentoso que os fãs estão animados para apoiar, e este é um momento que construiremos os próximos anos”, completou.

Audiência

O grande interesse pela equipe também se reflete nos recordes de audiência. Em abril, a WNBA anunciou que o Indiana Fever teria 38 jogos transmitidos na TV.

Dez transmissões dos jogos da franquia nesta temporada estabeleceram recordes de audiência para partidas da WNBA na ESPN, ION, CBS e NBA TV.

Em sua primeira partida da temporada regular, a equipe alcançou um pico de 2,3 milhões de pessoas nas plataformas ESPN 2, ESPN+ e Disney+. A partida contra o Connecticut Suns foi, à época, o jogo mais assistido da liga na ESPN.

Depois, no dia 23 de junho, quando visitou o Chicago Sky, o Indiana Fever gerou uma audiência média de 2,3 milhões de espectadores, com um pico de 3,3 milhões, alcançando o recorde de jogo da WNBA mais assistido em 23 anos.

“Este é um time divertido, dentro e fora de quadra, e nossa equipe trabalhou na criação de conteúdo que conecta nossa crescente base de fãs de maneiras novas”, disse Todd Taylor, presidente de operações comerciais da Pacers Sports & Entertainment.

“Esse é um momento importante para nosso esporte, nossa cidade e estado. É emocionante poder compartilhá-lo com nossos fãs no Gainbridge Fieldhouse e em todo o mundo”, acrescentou.

Público

Com o objetivo de ver de perto o novo fenômeno do basquete feminino norte-americano, os torcedores passaram a lotar o Gainbridge Fieldhouse, casa do Indiana Fever.

A equipe lidera a liga em público, com 8 de seus 11 jogos em casa tendo acontecido com ingressos esgotados. No total, mais de 186 mil torcedores foram à arena, o que representa o maior número da história da franquia. Houve um crescimento de 265% em relação à temporada passada.

Nesse cenário, o Gainbridge Fieldhouse foi escolhido para sediar o WNBA All-Star 2025. Será a primeira vez que a cidade de Indiana receberá o evento.

O Indiana Fever também lidera a WNBA na lotação de ginásios em jogos fora de casa. O time acumula mais de 230 mil torcedores em partidas longe de sua arena. A tendência chegou a fazer com que as equipes que enfrentariam Caitlin Clark mudassem seu mando para arenas maiores, com o intuito de poder receber mais torcedores.

Parcerias

Com maior visibilidade, o Indiana Fever foi capaz de melhorar seu desempenho comercial. Em 2024, a franquia obteve um aumento de 225% no número geral de parceiros corporativos, passando a liderar a WNBA nessa categoria.

As vendas também cresceram. A loja oficial do Indiana Fever no Gainbridge Fieldhouse atingiu números recordes. Até o momento, quatro jogos em 2024 estabeleceram um novo recorde de vendas em uma única partida.

Com isso, a franquia observou um aumento de 694% no total de itens vendidos e um crescimento de mais de 1.000% na renda líquida, salto que foi semelhante na comercialização de camisas.

As vendas de outros produtos, como cachorro-quente e pipoca, também tiveram crescimento expressivo. Por fim, Freddy, mascote do Indiana Fever, teve um aumento de 150% nas solicitações de aparição.

O Indiana Fever voltará às quadras no próximo sábado (24), para enfrentar o Minnesota Lynx. A equipe ainda fará, no mínimo, mas 12 jogos nesta temporada. Portanto, os números relacionados à franquia da WNBA devem seguir quebrando recordes.

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