Corona Saquarema Pro 2024, da WSL, terá shows, corrida de rua e atrações infantis

Corona Saquarema Pro 2024 apresentado por Banco do Brasil será realizado entre os dias 12 e 20 de outubro - Divulgação / WSL

O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil 2024, última etapa do Challenger Series da World Surf League (WSL), será disputado a partir deste sábado (12). O evento, cuja janela de competições se encerrará no dia 20, contará com diversas atrações para o público presente em Saquarema, no Rio de Janeiro (RJ).

A competição é o torneio final da divisão de acesso à elite do surfe. Por meio dela, serão selecionados dez homens e cinco mulheres para disputarem o Championship Tour (CT), mais alta divisão do esporte.

Além de Corona e Banco do Brasil, a última etapa da temporada 2024 do Challenger Series da WSL conta com os patrocínios de Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Prefeitura de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro e Apple Watch.

A competição será transmitida ao vivo pelo site oficial da WSL, além do canal no YouTube e também no aplicativo da competição.

Troféu e pôster

O troféu do Corona Saquarema Pro terá uma nova versão. Pela segunda vez consecutiva, a peça foi desenhada por Rafael Pippa e Lucas Bueno, da PB Arts.

Neste ano, o troféu terá as cores amarelo e verde, para simbolizar o sol e a natureza, respectivamente. O objetivo do projeto foi representar o sonho de criança dos surfistas de alcançar o Championship Tour da WSL, a elite do surfe mundial.

“O troféu do Championship Tour carrega aquele sonho de criança de conseguir o ‘brinquedo favorito’. Os surfistas almejam conquistar o acesso para a elite do surfe mundial, e a WSL entrega esse troféu como forma de coroar a vitória mais esperada da vida destes atletas, que é a chance de estar entre os melhores do mundo no esporte”, disse Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina e colunista da Máquina do Esporte.

Troféu do Corona Saquarema Pro 2024 foi produzido pelos artistas Rafael Pippa e Lucas Bueno, da PB Arts – Divulgação

Como parte da divulgação do evento, a WSL também apresentou para o público o pôster oficial da competição, que tem como objetivo mostrar diferentes perspectivas do próprio campeonato e também do esporte.

O artista e ilustrador Gustavo Pergoli, conhecido como Perg, foi responsável pela criação da arte. Inspirado na narrativa das histórias em quadrinhos, as cenas dos atletas surfando receberam influência de registros de edições anteriores. Torcida, surfistas e a mascote Saquá foram representados na peça de divulgação da etapa.

Festa de abertura

O Corona Saquarema Pro contará com uma festa de abertura, no sábado (12). Organizada pela Casa Flutuar em parceria com a WSL e batizada de CS Experience 2024, a atração acontecerá na Casa do Surfe Itaúna. 

O espaço unirá surfe, skate, música e bem-estar, e receberá shows das bandas Fuze e Rosalu, além do DJ RV. Serão oferecidas sessões de skate e aulas de ioga e funcional entre 12h e 23h (horários de Brasília).

Corrida temática

O sábado (12) também marca o Dia das Crianças. Pensando nisso, o Corona Saquarema Pro contará com a primeira corrida de rua temática organizada pela WSL. O evento, patrocinado pela Natura Kaiak, terá como foco o público infantil e a interação entre pais e filhos.

Serão duas opções de prova: a Saquá Run&Fun e a Saquá Kids Run. A primeira terá opções de corrida e caminhada, ambas com 5km, enquanto a segunda está programada para o público infantil, e as distâncias serão divididas por idade: 50m para crianças de até 4 anos, 100m de 5 a 7 anos, 300m de 8 a 10 anos e 600m de 11 a 13 anos.

As corridas contarão com a presença da mascote regional da WSL, o Saquá. Além da presença do personagem, um animador também ajudará na interação com o público e serão realizadas brincadeiras e entregas de brindes.

Saquá é inspirado no socó-dorminhoco, ave da região litorânea do Rio de Janeiro – Reprodução / Instagram (@wslbrasil)

Pais e filhos

Após a corrida, os participantes poderão acompanhar a apresentação da banda Rockin’ Kidz. O grupo fará um show de rock com grandes sucessos infantis que passam de geração a geração.

Canções como “Cai Cai Balão”, “O Sapo Não Lava o Pé” e “Lobo Mau” serão algumas das músicas trazidas na apresentação, que costuma durar entre 1h e 1h10.

O sábado pós-corrida também oferecerá outras atrações. O evento terá lançadores de camisas, brindes, bolas gigantes e câmeras interativas que serão mostradas nos telões. 

Com o apoio da Natura Kaiak, haverá a bateria de surfe “My Heroes – Generations Heat”, no domingo (13), das 16h às 16h35. Nela, pais conhecidos no mundo do esporte competirão, tendo seus filhos como técnicos. As famílias Raupp, Hinckel, Monteiro e Mueller são algumas das confirmadas.

Esquadrilha Ceu

A Esquadrilha Ceu, entidade civil formada por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e com mais de 25 mil horas de voo acumuladas, será uma das atrações do Corona Saquarema Pro.

O espetáculo aéreo está programado para ocorrer no  domingo (13), às 16h30, na Praia de Itaúna.

“Proporcionar este tipo de espetáculo mexe com o público. Cada apresentação tem sua particularidade e sempre surpreende. Mais uma vez, nosso objetivo é impactar a população local e trazer entretenimento”, comentou Ivan Martinho.

Será a quarta vez que um evento da WSL contará com demonstrações aéreas. Antes, foram feitas duas apresentações da Esquadrilha da Fumaça, grupo vinculado à FAB, nas edições do Vivo Rio Pro de 2023 e 2024. Uma outra aconteceu no ano passado, no próprio Corona Saquarema Pro, feita pela Esquadrilha Ceu. 

Altinha

Além das disputas nas ondas, o Corona Saquarema Pro também proporcionará outras competições. A programação do evento conta com um campeonato de altinha, jogo em que os participantes tentam manter a bola no alto sem usar as mãos.

O torneio acontecerá no sábado (12) e no domingo (13). As equipes serão compostas por três homens e uma mulher cada, que representarão cidades vizinhas de Saquarema. Ao final, a equipe vencedora levará um troféu para casa.

Sair da versão mobile