O brasileiro Yago Dora é a mais nova sensação do surfe mundial. O paranaense de 29 anos conquistou o título da temporada 2025 da World Surf League (WSL), ao derrotar o norte-americano Griffin Colapinto na Lexus WSl Finals Fiji, nesta segunda-feira (1º).
Para alcançar o feito inédito na carreira, Yago Dora também superou outros fortes oponentes, como o também brasileiro Italo Ferreira, campeão da temporada 2024 da WSL e que, em 2025, terminou na quarta colocação geral.
Nascido em Curitiba (PR), em 1996, mas radicado em Florianópolis (SC), Yago tomou gosto pelo esporte graças a seu pai, o ex-surfista profissional Leandro Dora, conhecido popularmente como Grilo.
Aos 11 anos, ensaiava suas primeiras manobras nas ondas. Aos 15, já possuía contrato de patrocínio com a marca Eletric. À época, ainda treinado pelo pai, Yago acumulava algumas conquistas em nível estadual, no Paraná e em Santa Catarina.
Graças ao bom desempenho nas competições que disputava, em 2017 ele teve a oportunidade de participar da etapa brasileira do Championship Tour (CT) da WSL, o Vivo Rio Pro apresentado por Corona Cero, em Saquarema (RJ). O novato conseguiu superar nomes como Gabriel Medina, alcançando as semifinais da competição.
De 2018 em diante, tornou-se presença recorrente no CT da WSL. Em 2021, já ocupava a nona colocação no ranking mundial.
Na temporada 2023, Yago Dora conquistou sua primeira etapa do circuito, justamente no Vivo Rio Pro, onde fizera sua estreia na elite do surfe mundial.
Em 2024, ele esteve prestes a ir para a final, mas acabou sendo eliminado pelo compatriota Itato Ferreira, que se sagraria campeão da temporada.
Já em 2025, Yago Dora venceu as etapas do CT de Peniche, em Portugal, e da Califórnia, nos Estados Unidos, além da grande final nas Ilhas Fiji.
Marcas parceiras
O novo campeão da temporada da WSL conta atualmente com 387 mil seguidores em sua conta pessoal no Instagram.
No perfil, Yago Dora apresenta algumas das marcas que o patrocinam. Entre elas, a bebida energética Monster Energy.
As parcerias incluem ainda a coleção própria de Yago Dora, feita pela empresa norte-americana Dakine. Fundada no Havaí e atualmente sediada na Califórnia, a marca é especializada em roupas e equipamentos para esportes de aventura.
O estilo de vida saudável, aventureiro e ligado ao meio ambiente também inspira outros acordos de Yago Dora, caso da parceria com a Lev Bicicletas Elétricas.
A marca de vestuário Volcom Brasil é outra parceira do surfista, que aproveitou para compartilhar conteúdos parabenizando-o pelo título da WSL.
A fabricante de sucos e bebidas Natural One também celebrou a conquista de Yago Dora. A marca firmou patrocínio ao surfista em fevereiro do ano passado, quando ele ainda era o sétimo colocado na ranking mundial.