O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, anunciou, em entrevista concedida nesta sexta-feira (16), em Doha, no Catar, o novo formato do Mundial de Clubes organizado pela entidade, que passará a contar com 32 times e será realizado a cada quatro anos.
A sede da primeira edição, que deverá ocorrer em 2025, ainda não está definida, mas existe a expectativa de que possa ser realizada na América do Norte, como uma espécie de evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte, que terá como sede Estados Unidos, Canadá e México.
Mundial Feminino
A entidade também pretende realizar um Mundial de Clubes Feminino, mas o dirigente não soube informar como será o formato ou mesmo as datas dessa competição. Na entrevista, Infantino não adiantou como a Fifa pretende distribuir as vagas para cada continente no torneio masculino.
Uma informação veiculada pelo portal GE afirmou que a Uefa pleiteia 12 vagas para as equipes da Europa. A entidade esportiva, juntamente da Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês), tem sido a principal pedra no sapato da Fifa para a realização desse novo formato do Mundial de Clubes, que havia sido anunciado pela Fifa em 2019, mas acabou não sendo realizado por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
À época, a ideia era que o Mundial contasse com 24 clubes, sendo oito da Europa e seis da América do Sul, com as demais vagas distribuídas entre os continentes restantes. A Uefa chegou a ameaçar boicotar a competição, alegando que ela conflitaria com o calendário dos campeonatos europeus.