No 1º semestre de 2023, observamos um crescimento de 14,4% no número de organizadores de corridas no Brasil.
Isso vem acompanhado, é claro, do crescimento no número de eventos realizados: 15,7% acima da média histórica pré-pandemia no país.
O ano tem sido de consolidação.
Esse fenômeno, iniciado ainda no 2º semestre de 2022, representa um fortalecimento dos esportes individuais e de resistência no mundo, afinal, o crescimento dos eventos tem relação direta com todos os outros flancos de consumo do setor: tênis, aulas, conteúdo, tecnologia.
É só traçar paralelos.
Números da recuperação
A Maratona de Nova York, realizada no último dia 5 de novembro, mostrou uma demanda impressionante, como constatou a Fast Company US.
A matéria relatou como a “Era dos Lockdowns” deu um grande impulso ao running. Quase todas as corridas da empresa NYRR, realizadora da maratona, foram esgotadas com uma taxa de 96% de vendas.
Neste ano, a Maratona de Nova York recebeu 153 mil inscrições para sorteio de vaga na corrida (que custa 300 Bidens!), segundo maior volume, perdendo apenas para 2019-2020, com um cenário muito mais consolidado.
Ou seja, a volta foi veloz.
Isso aconteceu aqui no Brasil também. Acompanhamos de perto a Maratona do Rio 2023, que teve suas maiores distâncias esgotadas. Vivemos também a força tremenda com que a São Silvestre voltou após a pandemia, com 32,5 mil vagas, porque é só o que cabe na Avenida Paulista, em São Paulo.
Uma questão de saúde mental
Muita gente encontrou na corrida um meio de sobreviver ao período de isolamento, não só como ferramenta de saúde física, mas também mental.
No mundo, durante a pandemia, o número de pessoas com ansiedade e depressão aumentou 25%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em uma pesquisa recente lançada pelo Ticket Sports, absurdos 98,5% dos atletas (entre mais de 9 mil pessoas) disseram acreditar que a prática de esporte é ferramenta fundamental para a manutenção da própria saúde mental, em números que ultrapassam até o controle de saúde física.
Impulso no crescimento
Entre 2020 e 2022, cerca de 35% dos nossos clientes organizadores fecharam as portas. Um monte de gente quebrou. Outros eram “empresas de uma pessoa só” e simplesmente mudaram de atividade. Foram seguir outros caminhos em um deserto de vendas e esperança.
Mas neste último ano (e meio), veio, enfim, a volta.
Não apenas cresceu o número de eventos, mas também o número de empresas e empreendedores que deram vida a projetos engavetados, novos empresários que agiram ao notar o crescimento das modalidades solo de prática esportiva.
Depois dessa bomba de empreendedorismo, estamos terminando 2023 com uma certa “queda no crescimento”, o que ainda é bom e mais sustentável.
É que houve também um volume extra de eventos de corrida sendo cancelados ou adiados, o que já era esperado, dada a oferta de novidades e tentativas de empreendedores menos preparados para esse mercado.
Próximos passos da reconsolidação
Para 2024, a expectativa permanece sendo de crescimento, ainda que menor. Em 2023, as corridas tiveram um impulso orgânico de 13% no volume, só pela chegada natural de novos participantes. Agora, o mercado passa a ficar mais estabilizado.
A ideia é que os eventos que já existem cresçam, sem tantas criações.
Fato é que há muita oportunidade. A corrida crescerá por conta de tendências sociais óbvias, como envelhecimento da população, novas necessidades da Geração Z e aposta na saúde mental como arma para melhorar a vida humana.
As barreiras são, ainda, uma certa precariedade de players importantes de parte da cadeia de fornecimento e a baixa cultura esportiva no Brasil (sem contar o futebol, que domina as verbas de patrocínio e a cobertura das mídias de massa).
Mas, de alguma forma, aos poucos, dá para dizer que esse sentimento de comunidade, a cara do segmento endurance, vai se transformando em um assunto da sociedade.
Daniel Krutman é empreendedor, publicitário e futurista. Formado em Comunicação Social, pós-graduado em Ciências do Consumo e mestre em Marketing Digital, ocupa atualmente o cargo de CEO da plataforma de vendas de inscrições Ticket Sports, além de ser fundador da The Squad Academy, hub de conteúdo para o esporte