A temporada de 2024 mal começou, mas já é possível ter uma certeza: as transmissões esportivas no YouTube estão mais do que consolidadas. Com o início dos Estaduais, os canais detentores de direitos atraíram centenas de milhares de novos torcedores e viram as suas métricas crescerem exponencialmente.
Com os Campeonatos Carioca, Cearense e Pernambucano na grade de transmissões, o Goat, por exemplo, ampliou a sua base de inscritos no YouTube em 35,8% em menos de duas semanas (a primeira transmissão de Estadual no Goat aconteceu apenas no dia 11 de janeiro, quando exibiu Santa Cruz x Maguary, pelo Campeonato Pernambucano). O canal havia fechado a temporada 2023 com 1,2 milhão de inscritos. Na noite desta quarta-feira (24), já somava 1,63 milhão.
Outras métricas mostram a força das transmissões no YouTube e também dos Estaduais na plataforma. O recorde de pico de audiência do Goat passou a ser de 626.333 aparelhos conectados simultaneamente, com a partida entre Flamengo e Audax, no dia 17 de janeiro, pelo Carioca. Os números gerais do Cearense e do Pernambucano chegam a superar com boa margem os da Bundesliga, um dos principais campeonatos do mundo, que também é exibido pelo Goat.
As métricas espetaculares das transmissões ao vivo no YouTube no Brasil também podem ser explicadas por outros fatores, além da nova linguagem oferecida aos torcedores. Um deles é o sucesso da replicação do modelo gratuito de consumo do esporte ao vivo, iniciado há décadas pela TV aberta. Em grande parte, os torcedores no Brasil não estão acostumados ou não têm condições de pagar para ver a modalidade preferida ou o clube do coração em campo.
Em paralelo, a popularização das Smart TVs também trouxe força às plataformas digitais de vídeo. Atualmente, mais de 40% da audiência do Goat está em aparelhos de TV conectados à internet. E a porcentagem não para de crescer. Ao que parece, nada impedirá que o consumo das transmissões por celular passe a ocupar a segunda colocação em um futuro muito próximo.
Além dos dois pontos citados acima, os canais de YouTube não têm limitação de grade. Ou seja, podem colocar inúmeras transmissões simultâneas no ar e no mesmo canal. Desta maneira, a plataforma e os canais passam a ser muito democráticos, oferecendo ao mesmo tempo jogos de torneios e clubes diferentes.
As transmissões esportivas ao vivo no YouTube começaram a ganhar mais força há pouco tempo e obviamente ainda há muito a se fazer e a se aprimorar em relação aos veículos que estão no ar há décadas, como as TVs aberta e fechada. No entanto, o caminho está definitivamente pavimentado, e tudo indica que há muito espaço – e audiência – para todos.
André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte