A Portuguesa apresentou, nesta quarta-feira (14), o terceiro uniforme que será usado pelo clube na temporada. Feito pela Joma, em uma parceria anunciada no final do ano passado, a camisa tem a cor preta e faz parte de uma campanha da equipe contra o racismo.
A peça, que conta com a inscrição “Racismo Não” nas costas, foi apresentada por ídolos negros de diversas épocas do time do Canindé, como Ivair, Badeco e Tico.
O uniforme também possui detalhes em laranja nas golas, mangas e no escudo. O ensaio fotográfico para a apresentação da camisa foi feito no próprio Museu da Portuguesa, no Canindé.
Preconceito racial
No vídeo de lançamento, os atletas que vestiram a camisa da Portuguesa no passado contam histórias do preconceito racial que sofreram no tempo em que atuavam com a camisa da equipe.
“Atletas e torcedores brasileiros são rotineiramente vítimas de ataques de cunho racista por sua pele ou nacionalidade. Muitas vozes se levantam contra esses agressores, muitos clubes se posicionam diante deste cenário, e a Associação Portuguesa de Desportos se coloca na frente dessa luta, ao lado dos seus”, afirmou um comunicado do clube paulista.
Para o lançamento, a Portuguesa também lembrou do primeiro jogador negro que vestiu sua camisa: Bugre. Também foram homenageados grandes atletas negros que defenderam as cores do time rubro-verde, como Djalma Santos, Brandãozinho, Simão, Servílio, Jair da Costa, Ditão, Lorico, Jair Marinho, Orlando, Ivair, Deodoro, Badeco, Basílio, Cabinho, Wilsinho, Enéas, Luís Pereira, Eduardo, Toninho, Dener, Tico, Capitão, Zé Maria, Zé Roberto e Dida, entre outros.