Pular para o conteúdo

NFL define Green Bay Packers como adversário do Philadelphia Eagles no jogo na Neo Química Arena

Participação dos "cabeças de queijo" no primeiro jogo oficial da liga na América do Sul foi oficializada nesta quarta-feira (10)

Imagem do anúncio do Green Bay Packers sobre a participação do time no jogo que será disputado no Brasil - Reprodução / Instagram (@nflbrasil)

A National Football League (NFL) definiu qual será o adversário do Philadelphia Eagles, na primeira partida oficial da liga a ser realizada na América do Sul. O escolhido para o confronto, que ocorrerá em 6 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), foi o Green Bay Packers.

O jogo fará parte da primeira rodada da temporada 2024/2025 da liga de futebol americano dos Estados Unidos.

“Estamos ansiosos para receber os dois times na Neo Química Arena”, pronunciou-se a São Paulo Turismo (SPTuris), em post feito no Instagram.

Mark Murphy, CEO do Green Bay Packers, classificou a oportunidade de atuar no Brasil como histórica, em publicação feita pela equipe nas redes sociais.

“Estamos animados para jogar diante dos nossos fãs dedicados no Brasil e ajudar a construir a popularidade internacional da NFL e dos Packers. Tivemos uma grande oportunidade atuando internacionalmente pela primeira vez, há alguns anos, e estamos orgulhosos de fazer parte do crescimento global e contínuo da liga”, afirmou o executivo.

Escolha reforça aposta da NFL no mercado brasileiro

A escolha de duas das franquias mais tradicionais da liga para esse primeiro confronto oficial em terras brasileiras é mais um indicador de como a NFL está apostando suas fichas no mercado do país.

Outro sinal que reforça essa análise é que a liga aceitou fugir à tradição e realizar seu jogo oficial no Brasil em uma sexta-feira, sendo que, geralmente, suas partidas ocorrem às quintas-feiras, domingos e segundas-feiras. A opção evita, por exemplo, que a NFL tenha que disputar atenção com o futebol, esporte mais popular do país e que costuma ter jogos nesses dias.

Em uma pesquisa realizada pela Effect Sport (agência oficial da NFL no Brasil), entre os dias 5 e 20 de junho do ano passado, o Green Bay Packers aparece no topo do ranking dos times mais populares da liga no país, com 12,25% da preferência do público.

Já o Philadelphia Eagles está na sétima colocação, com 4,76% de popularidade entre os brasileiros. A pesquisa entrevistou 13 mil pessoas.

Atualmente, a NFL considera o Brasil seu terceiro maior mercado, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do México. As pesquisas da liga indicam que ela tem em torno de 38 milhões de fãs brasileiros.

Times escolhidos ainda não têm licenciamento no Brasil

Um dado curioso é que, apesar de sua popularidade por aqui e de terem sido escolhidos pela NFL para essa primeira partida oficial em território brasileiro, Green Bay Packers e Philadelphia Eagles ainda não contam com licenciamento oficial no Brasil.

A primeira franquia da NFL a desbravar comercialmente o mercado brasileiro foi o Miami Dolphins, que, em 2021, garantiu acesso às chamadas “Internacional Home Marketing Areas” (“Áreas de Marketing Doméstico Internacional”, em tradução livre) no Brasil, no Reino Unido e na Espanha.

À época, a liga autorizou um total de 18 franquias a atuarem comercialmente em outros territórios (fora dos Estados Unidos) como parte da estratégia de internacionalização. No caso da equipe da Flórida, toda a operação de marketing no mercado brasileiro também vem sendo realizada pela Effect Sport.

Atualmente, o Miami Dolphins aparece em 15º lugar no ranking de popularidade no país, com 2,41% da preferência dos fãs do futebol americano.

Vale lembrar ainda que, no final do mês passado, o New England Patriots, maior campeão do Super Bowl ao lado do Pittsburgh Steelers, também ganhou o direito de explorar o mercado brasileiro. A iniciativa do time que alçou Tom Brady ao estrelato faz parte do Programa de Mercados Globais (GMP, na sigla em inglês) da NFL.