A aproximação da NFL com o Brasil pode estar perto de dar um passo importante. O país está negociando um acordo com a liga de futebol americano que pode fazer com que o Brasil receba até dois jogos por ano. A informação é do veículo norte-americano The Athletic.
A primeira partida da NFL no Brasil aconteceu em setembro de 2024, quando a Neo Química Arena, casa do Corinthians, em São Paulo (SP), recebeu o duelo entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
As discussões ocorrem durante a busca da NFL para finalizar sua programação de jogos internacionais para 2025. Roger Goodell, comissário da liga, chegou a dizer, em novembro, que a intenção é ter oito jogos fora dos EUA e que desejava o Brasil entre os anfitriões.
Gustavo Pires, presidente da SPTuris, disse ao The Athletic que a possibilidade de um contrato de um ano não está descartada, mas os planos que estão sendo desenvolvidos envolvem um acordo de até seis anos.
“Em um contrato de longo prazo, podemos trabalhar em conjunto com a NFL para tornar o esporte ainda maior no Brasil e aumentar a geração de empregos e renda a cada jogo”, disse Pires ao The Athletic.
Caso o movimento ocorra, não seria a primeira vez que a NFL selaria acordos deste tipo para jogos internacionais. A cidade de Londres, na Inglaterra, por exemplo, possui um contrato de longo prazo com a liga e já recebeu partidas em Wembley e no Tottenham Hotspur Stadium.
Interesse
O interesse da NFL em retornar ao Brasil se dá principalmente pela crescente popularidade do futebol americano no país e os resultados obtidos com o jogo na Neo Química Arena. O confronto entre Eagles e Packers teve uma audiência que confirmou o interesse do público brasileiro pela liga.
Para a cidade de São Paulo, a presença da NFL também é positiva. De acordo com a SPTuris, a primeira partida da liga no Brasil gerou um impacto econômico de mais de R$ 300 milhões e 12.500 empregos. Além disso, atraiu turistas norte-americanos para a capital paulista.
Calendário
Dos oito jogos pretendidos pela NFL fora dos EUA, cinco já estão anunciados para 2025. Londres receberá três partidas, enquanto Madri estreará no calendário da liga. A capital espanhola perdeu a disputa para o Brasil em 2024.
Por fim, Berlim, capital da Alemanha, também contará com uma partida da NFL. Além do Brasil, México e Irlanda também estão no radar da liga para os jogos internacionais.