Os motores ainda não rugiram em um teste coletivo (que terão início nesta quarta-feira (26)), mas a temporada 2025 da Fórmula 1 entrou mais uma vez em evidência na semana que passou.
O evento F175, realizado em Londres, na Inglaterra, foi mais um passo firme em direção à inovação promovido pelo Liberty Media. Cabe lembrar que 2025 marca o 75º ano da categoria, daí o numeral.
LEIA MAIS: Fórmula 1 terá megaevento de apresentação da temporada 2025 na O2 Arena, em Londres
Todos os times e pilotos tiveram seus momentos de destaque no palco em uma apresentação coletiva da temporada que reverenciou os ídolos do passado, trouxe atrações musicais, compromissos de mídia e, especialmente, promoveu retorno comercial global a todas as marcas patrocinadoras envolvidas na categoria.
Em um calendário já coalhado de Grandes Prêmios por todo o planeta, o time promocional da F1 mais uma vez criou um novo paradigma para o esporte a motor.
Mais ainda: fora do ambiente dos autódromos, pilotos e chefes de equipe tiveram a oportunidade de se posicionar publicamente de maneira mais relaxada e até meio irreverente.
Não por acaso, os números de mídia social foram impressionantes, um sinal de que provavelmente, no ano que vem, possivelmente em outra praça, haverá um “F176”.
A ideia de um “Episódio Zero” para a narrativa de uma temporada não é inédita. Categorias norte-americanas como a Nascar e a Indycar já realizaram apresentações mais orientadas à mídia, os famosos “media days”, em outras ocasiões. Mas, sob o comando da Liberty Media, a F1 elevou o conceito a um outro patamar, colocando em jogo a atmosfera de tapete vermelho de premiações como Oscar e Grammy.
Houve uma época em que cada equipe apresentava seus carros para a temporada em eventos glamourosos, mas sem o apelo de juntar todos sob o mesmo teto. Depois, veio a era das “apresentações virtuais”, extremamente sem graça.
Agora, o sarrafo mais uma vez subiu para um ponto até então não alcançado, confirmando mais uma vez: estamos diante de uma temporada que promete ser histórica na categoria rainha.
Luis Ferrari é sócio-fundador da Ferrari Promo, agência-boutique com ênfase no mercado do esporte a motor, e possui formações em Jornalismo e Direito, extensão universitária em Marketing e pós-graduação em Jornalismo Literário, além de ser empresário de relações públicas e diretor de marketing e comunicação do Club Athletico Paulistano