A Eurocopa Feminina 2025 começou nesta quarta-feira (2) com as disputas da primeira rodada da fase de grupos. O torneio, que está sendo sediado na Suíça, tem números comerciais que representam o crescimento do futebol feminino no mundo.
A Uefa, organizadora da competição, vendeu mais de 600 mil ingressos, um novo recorde para o torneio continental. Das 31 partidas que serão disputadas, mais de 20 estão com bilhetes esgotados. A final está marcada para o dia 27 de julho.
Do total de ingressos vendidos, 35% foi comprado por torcedores de fora da Suíça, com os alemães liderando a lista, seguidos por ingleses e franceses.
Com isso, a Uefa espera arrecadar € 128 milhões com a Euro Feminina 2025, o dobro em comparação com as edições anteriores. O valor considera direitos de transmissão (€ 72 milhões), direitos comerciais (€ 41 milhões) e venda de ingressos (€15 milhões).
Patrocinadores
O crescimentos nos valores de arrecadação é possibilitado também pelo maior número de patrocinadores. A Euro Feminina 2025 conta com 15 parceiros, dois a mais do que a edição de 2022.
Neste ano, Adidas, Amazon, Axa, Booking.com, Coca-Cola, EA Sports, Euronics, Frito–Lay, Grifols, Heineken, Hublot, Takeaway.com, Lidl, PlayStation e Unilever são parceiras do torneio.
Transmissão
Os direitos de transmissão também apresentaram crescimento. A Uefa Eurocopa negociou a propriedade por € 72 milhões, um aumento de quase 90% em relação aos valores da Euro 2022, de € 38 milhões.
No Brasil, a CazéTV é a única responsável pela transmissão dos jogos da competição, que será feita através de YouTube e outras plataformas de streaming.
Premiação
A maior arrecadação também permitirá que as seleções recebam maiores valores de premiação.
Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Inglaterra, Islândia, Noruega, País de Gales, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça receberão € 1,8 milhão pela participação.
Na fase de grupos, cada vitória vale € 100 mil, enquanto o empate paga € 50 mil. A classificação para as quartas de final inclui mais € 550 mil. As equipes que avançaram às semifinais recebem € 700 mil. O vice-campeão será premiado com mais € 850 mil e o campeão embolsará € 1,75 milhão.
Sendo assim, a equipe vencedora poderá sair com até € 5,1 milhões em premiações, o equivalente a R$ 32,65 milhões. Na Euro Feminina de 2022, a maior premiação possível era € 2,1 milhões.
As jogadoras também serão beneficiadas com o aumento na premiação, já que entre 30% e 40% dos valores recebidos pelas federações serão direcionados para as atletas.
Além disso, € 6,14 milhões foram reservados pela Uefa para pagamentos aos clubes que terão atletas na Euro Feminina 2025, o que representa um aumento de 33% em comparação com a última edição.