A Trivago decidiu deixar para trás o minimalismo do antigo “Cara da Trivago” e abrir uma nova fase em sua comunicação global com a campanha “Know Where To Look” (“Saiba onde procurar”, em tradução livre). A plataforma de busca de hotéis escolheu Jürgen Klopp como protagonista, um rosto que simboliza carisma, autenticidade e confiança, atributos que a empresa quer associar à sua nova identidade.
Nas peças, o ex-treinador, que desde janeiro é diretor global de futebol da Red Bull, aparece em situações de viagem que exploram os diferenciais da Trivago em facilidade e economia, sempre com o humor leve e natural que o consagrou no futebol. A parceria, articulada pela agência Sportfive, conta com campanhas gravadas em inglês, mas localizadas por inteligência artificial (IA), que adapta não só dublagens e legendas, mas também piadas, expressões e contextos visuais para diferentes culturas.
O resultado é uma comunicação escalável e ao mesmo tempo personalizada, com versões específicas para Europa, Ásia e até para o Brasil.
O uso da IA amplia o alcance da campanha e demonstra como a tecnologia pode adaptar e potencializar narrativas humanas: a Trivago aposta em uma mensagem única e adaptada, ao invés do “Cara da Trivago” (Tim Williams nos mercados norte-americano e europeu, e Willian Mello no brasileiro), com uma mensagem um pouco mais aspiracional, que transforma o ato de reservar um hotel em parte da experiência de viajar, mas ainda destacando as vantagens práticas de pagar menos por uma mesma estadia.
As reações do público reforçam o acerto da estratégia: há a nostalgia pelos antigos garotos-propaganda, mas também entusiasmo com o carisma (e a quantidade e brancura dos dentes) de Klopp, principalmente quando se trata daqueles que acompanham e gostam de esporte.
Mais do que uma simples “troca de rosto”, a parceria com Klopp sinaliza um novo modelo de comunicação global, que combina storytelling, carisma esportivo e tecnologia para construir confiança e diferenciação em um setor cada vez mais comoditizado.
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.