Pular para o conteúdo

EUA incluem México, Costa Rica e Jamaica em candidatura conjunta à Copa do Mundo Feminina de 2031

Mundial será o primeiro feminino a ter 48 seleções e 104 jogos, assim como acontecerá no torneio masculino em 2026

Copa do Mundo Feminina de 2031 terá candidatura conjunta de México, Jamaica, Costa Rica e Estados Unidos - Reprodução / X (@ussoccer)

Os Estados Unidos ganharam a companhia de México, Costa Rica e Jamaica na candidatura a país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2031. O evento será o primeiro feminino a ter 48 seleções e 104 jogos, assim como acontecerá no torneio masculino em 2026.

A candidatura conjunta dos quatro países é inédita no futebol feminino, que teve no máximo dois países sendo anfitriões ao mesmo tempo em uma Copa, em 2023, com Austrália e Nova Zelândia. Em 2027, o Brasil será sede única.

Vale destacar que, a princípio, os EUA haviam sido confirmados como os únicos candidatos para o torneio pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, que deixou as portas abertas para que outros países-membros da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) se juntassem à candidatura. Agora, três outras nações decidiram aceitar o convite.  

“Estamos extremamente orgulhosos de liderar esta candidatura para a Copa do Mundo Feminina de 2031 ao lado de nossos parceiros da Concacaf no México, Costa Rica e Jamaica”, afirmou Cindy Parlow Cone, presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos (U.S. Soccer).

“Juntos, temos uma oportunidade extraordinária de sediar a maior e mais impactante Copa do Mundo Feminina da história, que inspirará uma nova geração de torcedores e ajudará a desenvolver o futebol feminino em toda a nossa região e no mundo. Estamos entusiasmados em impulsionar o progresso duradouro do futebol feminino, criando um legado que irá muito além de 2031 e estabelecerá um novo padrão global para o esporte”, completou.

De acordo com a dirigente, mais de 30 cidades norte-americanas já demonstraram interesse em receber jogos do Mundial. A U.S. Soccer estima que mais de 4,5 milhões de torcedores assistirão aos jogos espalhados pelos quatro países.

Antes de qualquer coisa, porém, será preciso que a Fifa ratifique os quatro países como sedes da competição. Isso deverá acontecer em 30 de abril do ano que vem, quando será realizado o próximo congresso da entidade, em Vancouver, no Canadá.

“A Concacaf apoia totalmente esta candidatura de quatro nações, que incorpora nossa filosofia ‘One Concacaf’. O compromisso da nossa confederação com o futebol feminino nunca foi tão forte, e sediar a Copa do Mundo Feminina da Fifa de 2031 fortalecerá esse impulso, inspirando futuras gerações de jogadoras e torcedoras na América do Norte, América Central e Caribe”, enfatizou Victor Montagliani, presidente da Concacaf e vice-presidente da Fifa.